4 pilares da educação: Conhecer, conviver, ser e fazer

Quais são os 4 pilares da educação? O que é saber conhecer, convier e fazer? Seria esses pilares uma utopia para países como o Brasil? Veja as definições e análises aqui.

Página Inicial

Quais são os 4 pilares da educação?

São conceitos para fundamentação da educação e eles foram baseados em um relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, de 1999. Nele foram eleitos os 4 pilares da educação, que as vezes também é chamado de os 4 saberes, que são eles: saber conhecer, saber conviver, saber ser e saber fazer.

O que saber conhecer?

Ele está relacionado ao conhecimento e visa este como a compreensão, a descoberta e a construção. Não é possível, portanto neste aspecto deixar de fora a curiosidade e a autonomia. Este pilar preza pela provocação do pensar, pensar para inventar ou reinventar e prioriza mais as metodologias e linguagens do que o conteúdo propriamente dito.

O que é saber conviver?

O saber conviver diz respeito sobretudo ao respeito à diversidade. A ideia é formar pessoas competentes, mas que saibam entender os limites dos outros, as diferenças e trabalhar de forma harmônica e em conjunto, se necessário for. Aqui este pilar é uma forte indicação de como a educação pode e deve combater a violência, a falta de cooperação e o egocentrismo. Envolve a administração de conflitos, a inclusão e a interdependência.

O que é saber ser?

O saber ser idealiza a pessoa como um todo e foge um pouco da métrica tradicional ou da análise de QI. Afinal, cada indivíduo é diferente e tem qualidades diferentes, sendo assim não é apenas a inteligência matemática ou das linguagens que precisa ser considerada, mas também a responsabilidade, o compromisso, a ética, a sensibilidade, a espiritualidade, o pensamento autônomo, a iniciativa, a imaginação, dentre tantos outros.

O que é saber fazer?

O saber fazer diz respeito ao emprego de todas as faculdades, competências, conhecimentos, valores e habilidades no desenvolvimento de determinada atividade. Não visa criar apenas uma pessoa hábeis, mas sobretudo aptas a enfrentar situações adversas, trabalhar em equipe, comunicar-se bem em todos os sentidos, ser flexível, ter estabilidade emocional, dentre outras.

Os 4 pilares da educação é uma utopia?

De certa forma sim, mas as utopias são importantes e necessárias, especialmente em países como o Brasil que carece de profissionalização para se tornar mais competitivo. Segundo a Conference Board, são necessários quatro trabalhadores brasileiros para fazer o que um trabalhador americano faz. Isto mostra que os pilares acima são, para o Brasil, uma utopia, mas, necessária para buscarmos esta competitividade pelo menos por hora parece estar bem distante.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes