Alimentação saudável. Tipos de alimentos e como consumir

Perguntas e respostas sobre alimentação saudável. Veja como os alimentos são classificados, o que são alimentos in natura, processados ou ultraprocessados, entre outros. Dicas de consumo e mais.

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O que é alimentação saudável?

Existem diferentes formas de responder a esta pergunta, mas para efeito desta FAQ irei basear minhas respostas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde que determina vários critérios para a alimentação saudável.

Como o guia alimentar classifica os alimentos?

Eles são classificados em quatro grupos, sendo:

  • Alimentos In Natura ou minimamente processados;
  • Óleos, gorduras, sal e açúcar;
  • Alimentos processados;
  • Alimentos ultraprocessados.

O que são alimentos in natura ou minimamente processados?

Alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Como exemplos temos frutas, verduras e legumes, arroz, milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais; Feijão, farinhas, carne de gado, porco, aves, leite, ovos, chá, entre outros.

O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda enfaticamente que para uma alimentação saudável, a base da alimentação deve ser feita com alimentos in natura ou minimamente processados.

O que são Óleos, gorduras, sal e açúcar?

São produtos extraídos de alimentos in natura ou da natureza por processos como prensagem, moagem, trituração, pulverização e refino. São usados nas cozinhas das casas e em refeitórios e restaurantes para temperar e cozinhar alimentos e para criar preparações culinárias variadas e saborosas, incluindo caldos e sopas, saladas, tortas, pães, bolos, doces e conservas. São exemplos o óleo de soja ou girassol, manteiga, banha de porco, açúcar, sal de cozinha e outros.

O guia recomenda o seu uso em pequenas quantidades para uma alimentação saudável.

O que são alimentos processados?

Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. São produtos derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. São usualmente consumidos como parte ou acompanhamento de preparações culinárias feitas com base em alimentos minimamente processados.

Alguns exemplos incluem os legumes vendidos em salmora, extrato de tomate, frutas em caldas ou cristalizadas, enlatados, pães, queijos, bolachas e outros.

Para uma alimentação saudável a recomendação é consumir esses alimentos em pequenas quantidades ou como parte de refeições baseadas em produtos in natura.

O que são alimentos ultraprocessados?

Alimentos ultraprocessados são aqueles que são resultados de fórmulas industriais que contem uma adição de corantes, aditivos, gorduras, açúcar, entre outros. Eles ainda podem ser resultados de processos de moldagem, extração, frituras, pré-processamentos, entre outros.

São exemplos de alimentos ultraprocessados sorvetes, balas, gulosemas, cereais matinais, macarrão instantâneo, salgadinhos, refrigerantes, iogurtes, pratos prontos, como pizza, hambúrguer, empanados, salsichas, entre outros.

O Guia Alimentar recomenda não consumir esses alimentos.

Como ter acesso ao guia?

Você poderá baixa-lo aqui diretamente do site do Ministério da Saúde.



 

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