Azitromicina. Indicação, reações adversas e advertências

Perguntas e respostas sobre azitromicina. Quais as advertências do uso deste medicamento? Quais reações adversas pode causar o uso de azitromicina? Veja as respostas.

Página Inicial

Em que é indicado o uso de azitromicina?

Azitromicina é indicado para infecções que tem como causa organismos suscetíveis, infecções na parte de trato respiratório como bronquite e pneumonia. Para doenças sexualmente transmissíveis a azitromicina é indicada para tratamentos genitais.

Quais as contra indicações da azitromicina

O uso de azitromicina não é recomendado para quem tem histórico de alergia ou hipersensibilidade á qualquer tipo de antibióticos macrolídios, deve ser consultada a fórmula para saber se não há qualquer reação ao paciente sob devido componente, para fazer um uso correto de azitromicina é necessário antes consultar um médico pois seu uso sem indicação pode causar sérios problemas a saúde.

Advertências do uso de azitromicina?

Com o uso de eritromicina e outros macrolídios tem ocorrido vários tipos de alergias os sintomas causado por azitromicina necessitam de maior tempo para observação e tratamento, já que o uso de azitromicina age no figado e deve ser tomado com cautela aos pacientes que apresentem disfunção hepática significante.

Azitromicina pode ser usado em período de gravidez?

Pesquisas realizadas em laboratórios utilizando animais comprovaram que a azitromicina atravessa a placenta, porém não apresenta nenhum tipo de dano ao feto, não causa danos no leite materno, o uso de azitromicina ainda não esta estabelecida portanto só e necessário o uso quando outros medicamentos não estiverem disponíveis.

Quais reações adversas pode causar o uso de azitromicina?

Azitromicina é bastante tolerada pois se usada sob orientação médica tem um nível muito baixo de reações adversas. Mais as reações adversas que podem acontecer são: Vomito, diarreia, anorexia, desconforto abdominal, flatulência e casos raros como descoloração da língua.

Características farmacêuticas da azitromicina?

Azitromicina é considerado como o primeiro medicamento denominado quimicamente como azalídeos, sua ação é inibir da síntese protéica bacteriana a translocação dos peptídeos, tem forte resistência quando cruzado com cepas gram-positivas resistentes à eritromicina.

Como devem ser tomadas as doses da azitromicina?

As doses de azitromicina devem ser tomadas uma unica vez ao dia, pode ser em qualquer hora do dia e mesmo após refeições, já que foi comprovada que não houve diminuição de biodisponibilidade da Azitromicina quando os membros ingeriram refeições ricas em gorduras.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes