Bombeiro Civil. Salário, formação, regulamentação da profissão e outros

Perguntas e respostas sobre a profissão de Bombeiro Civil. Qual a remuneração, mercado de trabalho, as principais funções, regulamentação da profissão, formação necessária, entre outros.

Página Inicial

O que faz um bombeiro civil?

Um bombeiro civil é o profissional responsável pela proteção da população em caso de incêndios ou outros acidentes. Também realiza salvamentos por terra, água ou ar e é o responsável pelo teste e pela inspeção de equipamentos de segurança e treina equipes para agir em situações de risco.

Qual a formação exigida para se tornar um profissional como este?

É preciso ter ensino médio completo e conhecimento de todas as normas contidas na NBR 14608. Há diversas escolas especializadas na formação de bombeiros civis e as aulas incluem ensinamentos sobre as atividades operacionais da profissão, como fazer a prevenção e o combate ao incêndio, primeiros socorros, análise de riscos, salvamentos terrestres e em altura, quais são os produtos perigosos e inflamáveis e também sobre o uso de EPIs e sobre EPRs.

Além disso, os profissionais devem se manter atualizados e continuar estudando sempre que houver alguma alteração nas normas.

Qual a diferença entre um bombeiro civil e um militar?

Os bombeiros civis, também chamados de brigadistas, não seguem a carreira militar e obrigatoriamente devem fazer o curso de Formação de Bombeiros Civis, como citado anteriormente. Estes profissionais possuem uma formação menos complexa do que os militares e por isso costumam agir sempre em conjunto.

Qual é o ritmo de trabalho deste profissional?

Um bombeiro civil deve estar sempre alerta e pronto para o trabalho. Apesar de haverem escalas, é comum ter que atuar em feriados e finais de semana. Em alguns casos, mesmo quando se está de folga, poderá ser chamado a comparecer ao trabalho, já que os acidentes podem ocorrer a qualquer momento e hora do dia. A jornada de trabalho é de 12 horas com 36 de repouso.

Qual é o salário de alguém que atua profissionalmente nesta área?

Depende do estado onde o profissional atua. Em cidades menores os bombeiros ganham salários menores, mas independentemente disso, os valores são sempre acrescidos de 30% pela periculosidade. De forma geral, um bombeiro ganha o valor do piso para sua profissão e atuação, que fica entre R$ 1.645,51 a R$ 2.995,00. O valor também altera de acordo com seu tempo de experiência.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes