Cadastro Único. Documentos, prazos e onde ele é feito

Perguntas e respostas sobre o Cadastro Único. Quais as famílias que podem optar pelo cadastro único, onde é feito, documentos necessários, prazos e outras informações.

Página Inicial

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único consiste em uma ferramenta do Governo Federal para identificar e caracterizar a situação social e econômica das famílias brasileiras classificadas com baixa renda.

Quem são essas famílias?

As famílias que podem optar pelo cadastro único são aquelas que possuem renda mensal de no máximo meio salário mínimo por indivíduo, ou então, três salários mínimos para família toda.

O cadastramento da família nesse sistema faz com que ela tenha direito a participar de uma série de programas sociais e governamentais, sejam eles organizados pelo Estado, União, Município ou Distrito Federal.

Qual a importância do cadastro único?

Identificar, em toda a extensão do Brasil, qual é o grau de vulnerabilidade de cada uma das famílias. Para análise são levadas em consideração questões envolvendo a moradia, o acesso à educação, trabalho e saúde, renda e outros.

É dessa forma que o governo pode se organizar para oferecer melhores condições e programas sociais capazes de eliminar a pobreza e extrema pobreza da população.

Onde posso fazer o cadastro?

O cadastro único pode ser realizado pelo setor que se responsabilize pelo Bolsa Família em sua cidade. A inclusão dos familiares no Cadastro único é um exercício pertinente ao Programa Bolsa Família, porém, seus benefícios envolvem não só ele como também outros programas sociais.

Quais documentos são necessários para o cadastro?

Para fazer a sua inscrição no Cadastro único você deve ter em mãos o CPF ou título de eleitor do responsável da família, além de qualquer outro documento de identificação dos filhos e demais integrantes, como o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, passaporte, carteira de trabalho, título de eleitor e outros.

Não há a necessidade de realizar mais do que um cadastro para qualquer um dos membros da família. Caso não haja qualquer tipo de alteração nela, os dados cadastrais só precisam ser atualizados a cada dois anos.

Existe um prazo para recebimento dos benefícios?

Não. Após a sua inclusão no Cadastro Único é necessário aguardar até que o sistema analise cada uma das informações prestadas, para saber quais atitudes podem ser tomadas com base no perfil da sua família, como a inclusão no Bolsa Família, por exemplo.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes