Campeonato Brasileiro ou Brasileirão. Grandes campeões e outros

Perguntas e respostas sobre o Campeonato Brasileiro ou Brasileirão. Desde quando o campeonato Brasileiro existe? Quem foi o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro?

Página Inicial

Campeonato Brasileiro ou Brasileirão?

Ambos os casos. O Campeonato Brasileiro de Futebol é o nome oficial para o maior e mais importante torneio realizado entre as seleções e clubes regionais do território brasileiro. Já o seu apelido ‘carinhoso’, Brasileirão, é mais conhecido principalmente entre os torcedores e foi criado, na realidade, por questões de patrocínio – o que poucos sabem.

Desde quando o campeonato Brasileiro existe?

O Brasileirão surgiu em 1959, mas tinha um nome diferente do que conhecemos hoje: era chamado de Taça Brasil. Porém, não tardou para que ele fosse unificado, assim como o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (que ocorreu entre 1967 e 1970) para que todos fossem considerados edições do grande campeonato futebolístico do Brasil.

Quem foi o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro?

O primeiro time a vencer o torneio foi o Bahia, ante a unificação. Porém, após ele ser reconhecido por esse nome (em 1971), o primeiro a conquistar o título foi a seleção do Atlético Mineiro.

Quando os jogos são disputados?

Os jogos do campeonato Brasileiro de Futebol são disputados na maioria dos casos no final da tarde de sábado (especialmente às 18h30), no meio da tarde de domingo (às 14h ou 16h) e algumas vezes também no meio da semana, geralmente, às quartas-feiras 21h50.

Quais são os times brasileiros que mais venceram o campeonato?

Até o momento, os clubes que concentram o maior número de títulos são o Santos e o Palmeiras: ambos reúnem oito troféus cada um. Vale lembrar que os dois times são paulistas, um dos grandes motivos pelo qual o futebol do eixo sudeste acaba sendo mais valorizado.

Onde os torneios são transmitidos?

Realizados semanalmente, os jogos podem ser acompanhados pelas emissoras de televisão que têm os direitos de transmissão das partidas. Na televisão aberta, tais direitos pertencem tanto à Rede Bandeirantes como também à grande Rede Globo. Já na TV por assinatura, os jogos podem ser acompanhados pelo SportTV ou pelo FOX Sports, que só passa os melhores momentos de cada jogo. Há também a possibilidade de assistir por meio do PPV – Pay per view da Premiere, com transmissão de todos os jogos.

Quantas equipes participam?

Atualmente o campeonato brasileiro envolve 20 equipes na Série A e os quatro últimos são rebaixados para a série B do campeonato.

Qual é o formato do campeonato?

Depois de muitas mudanças, hoje o Brasileirão se consolidou com um formato de pontos corridos, ou seja, ganha a equipe com o maior número de pontos ao final do campeonato – que tem duração de um ano.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes