Campeonato Carioca. Times de maior vitórias, artilheiros, etc

Perguntas e respostas sobre o Campeonato Carioca. Quais são os times com o maior número de vitórias? Todos os times sempre participaram da competição? Entre outras perguntas.

Página Inicial

O que é o Campeonato Carioca?

O Campeonato Carioca, que tem como título oficial o seguinte nome: Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, é o principal e mais importante torneio entre as equipes futebolísticas do estado do Rio de Janeiro.

Desde quando ele é disputado?

O Campeonato Carioca de Futebol teve a sua primeira disputa idealizada em 1979. Antes disso, existiam no estado dois diferentes campeonatos: o Carioca e o Fluminense, além de um torneio um pouco menor, o Fluminense de Seleções.

Antes dessa padronização, ele foi disputado pela primeira vez em 1906, estando entre os mais antigos já realizados no país – ficando só atrás do campeonato Baiano e do campeonato Paulista de Futebol.

Quais são os times com o maior número de vitórias?

O time que concentra a maior quantia de títulos é o Flamengo, totalizando 33 vitórias desde que o campeonato marcou seu início. O Fluminense fica em segundo lugar, com 31 torneios vencidos, além é claro, de ser o clube carioca que venceu o primeiro campeonato, lá em 1906. A disputa entre os dois times é mais acirrada a cada ano que passa e, inclusive, o famoso clássico ‘FlaFlu’ é um dos mais famosos não só no Brasil como em todo o mundo.

Outros times que também concentram um grande número de vitórias são: Vasco da Gama, com 23, Botafogo, com 20, América, com 7 e outros menores.

Todos os times sempre participaram da competição?

O Fluminense e o Botafogo foram os únicos dois clubes que disputam o Campeonato Carioca desde os seus primórdios, de 1906 até 2015. Por outro lado, o Flamengo entrou na disputa em 1912, o Vasco da Gama em 1923 e alguns times tiveram participações esporádicas, como é o caso do Bangu e América.

Quais foram os principais artilheiros do Campeonato Carioca?

De 2010 para cá, os jogadores que se destacaram com o maior número de gols do campeonato foram:

• 2010 – Vágner Love, do Flamengo, com 25 gols;

• 2011 – Fred, do Fluminense, com 10 gols;

• 2012 – Alecsandro Somália, do Vasco da Gama, com 12 gols;

• 2013 – Hernane, do Flamengo, com 12 gols;

• 2014 – Edmilson, do Vasco, com 11 gols;

• 2015 – e por fim, Fred, do Fluminense, com 11 gols.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes