Campeonato Paulista ou Paulistão. Maior campeão, formato e outros

Perguntas e respostas sobre o Campeonato Paulista de Futebol ou Paulistão. Quem organiza a competição? Quem é o maior campeão do Campeonato Paulista? Entre outras perguntas.

Página Inicial

O que é o ‘Paulistão’?

O Campeonato Paulista de Futebol, também chamado de Paulistão, é uma disputa profissional que acontece no começo de cada ano no estado de São Paulo.

Quem organiza a competição?

Ele é coordenado pela FPF – Federação Paulista de Futebol, a mais antiga liga futebolística de todo o território brasileiro. Desde 1902 ele é realizado no estado sem interrupções. Seu primeiro campeão foi o São Paulo Athletic.

Quem é o maior campeão do Campeonato Paulista?

Até hoje, o time paulistano que já conquistou o maior número de vitórias na competição foi o Corinthians, totalizando 27 conquistas nestes mais de 100 anos de campeonato. Em segundo lugar, com 22 conquistas está o Palmeiras, São Paulo e Santos disputam o terceiro e o quarto lugar do pódio de forma bem competitiva nos últimos anos, com 21 vitórias cada um.

Quantas equipes participam do torneio?

O torneio envolve 20 equipes e geralmente ocorre entre os meses de janeiro – logo após as festas de fim de ano – e comecinho de maio. Ao seu final, dá-se início ao campeonato Brasileiro de Futebol, envolvendo todos os times regionais.

Com quem estão os direitos de transmissão?

Os jogos do Campeonato Paulista de Futebol são da Rede Globo, que transmite uma boa parte dos jogos da série A do Paulistão. Esse contrato abrange não só a TV aberta, no caso, a Rede Globo, mas também o pay per view da Premiere e o Sport TV, da TV fechada.

Já há alguns anos o ESPN também transmite os jogos do campeonato paulista e alguns do brasileiro para países que não falam língua portuguesa, como é o caso do Caribe e outros locais da América Latina.

E como é o formato do campeonato?

O campeonato paulista teve seu formato alterado pela última vez em 2014. Desde então, os 20 clubes que participam do torneio são divididos dentro de quatro grupos de cinco integrantes. As equipes de cada grupo disputam todos os clubes dos outros grupos, em turno único. Depois, há uma classificação para as quartas de final entre os dois clubes que tiveram a maior pontuação de cada grupo.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes