Cartão Green Card. O que é e como conseguir a cidadania americana

O que o Green Card? Qual a diferença dele para os demais vistos? Por que ele é tão desejado e como conseguir por trabalho, casamento, parentesco ou investimento financeiro? Veja aqui.

Página Inicial

O que o Green Card?

O nome oficial dele é United States Permanent Resident Card que significa Cartão de Residência Permanente nos Estados Unidos, um visto permanente de imigração concedido pelas autoridades daquele americanas a pessoas de outras nacionalidades que desejam fixar residência no país norte americano.

Qual a diferença dele para os demais vistos?

Existem diversos tipos de vistos para quem deseja ir aos Estados Unidos, mas todos eles oferecem limitações. O visto de estudantes, por exemplo, não lhe permite trabalhar, nem ficar no país além do tempo designado para os seus estudos. O visto de trabalho ficará condicionado ao tempo de trabalho ali e na empresa que o contratou e por conseguinte financiou seu visto. O visto de turista lhe permite ficar apenas 3 meses ou na melhor das hipóteses 6 meses. Já com o Green Card você pode morar pelo resto da vida, estudar, trabalhar e fazer tudo que um americano faz.

Não existe nenhuma limitação no Green Card?

Parece que a única limitação significativa é que você não poderá ficar fora dos Estados Unidos por períodos muito prolongados, como além de 1 ano. Faz sentido isso, pois se você quer fixar residência lá é de se esperar que queira morar lá mesmo.

Por que o Green Card é tão desejado?

Os Estados Unidos são provavelmente a nação mais desejada para se morar e viver, isto porque o pais em uma economia estável, boas opções de emprego, educação de qualidade, boa segurança, entre outros aspectos. Com isso não é de se estranhar a alta demanda por este país. Contudo e como já explicado acima, você não pode simplesmente arrumar as malas, pegar um avião e mudar para os Estados Unidos. Para entrar lá é preciso ter um visto e o único visto que permitirá você morar definitivamente nos Estados Unidos é o Green Card.

Legal. Mas como eu faço para conseguir o Green Card?

Esta é a parte mais difícil da história. Não é fácil conseguir, ou pelo menos para a maioria das pessoas. Existem basicamente quatro formas de conseguir o Green Card:

  • Parentesco.
    Se você tem parentesco com um americano ou com cidadãos legais, esta é uma oportunidade. Não é das mais simples, nem das mais rápidas, mas é uma possibilidade. O pedido do Green Card precisa ser feito pelo seu parente.
  • Trabalho.
    Pessoas que trabalham por um bom tempo nos Estados Unidos tendo o visto de trabalho legal, poderá, depois de algum tempo fazer a solicitação. Não é garantido que seja concedido a permanência, mas se você trabalha em áreas prioritárias onde há dificuldade de encontrar mão de obra naquele país, as chances são maiores.
  • Casamento.
    Esta é a forma mais simples, rápida e garantida de obter a cidadania americana. Basta você casar com um cidadão ou cidadã americana. O visto permanente ou a cidadania é automática neste caso. Se você é solteiro, eis a oportunidade.
  • Investimento.
    A última forma de conseguir o Green Card é através de investimento. Se você está disposto a investir 500 mil dólares em empresas ou projetos selecionados e que resulte na geração de 10 vagas de empregos permanentes para cidadãos americanos, você poderá obter sua cidadania. Se este investimento for feito em grandes centros urbanos o valor sobe para 1 milhão de dólares. Os 500 mil são para áreas com maior necessidade de investimento e emprego.
    Mas não basta você vender sua casa, apartamento, carro e tudo que tem para juntar os 500 mil e fazer o investimento. Na verdade você precisará mais do que isso, afinal, para ir morar lá você precisará comprar uma casa e se você está investindo dinheiro é de se esperar que tenha recursos próprios para se manter no país. Simples né?

Mas existem pessoas que moram lá e não tem nada disso?

Sim. O que muitos fazem é o seguinte: Pegam um visto de turista, entram no país e não saem mais. Só que depois de 3 meses essas pessoas ficaram na condição de ilegais e podem ser deportadas a qualquer momento. Não vale a pena.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes