Casa barata e os cuidados de comprar casas baratas

Perguntas e respostas sobre Casa barata e os cuidados de comprar casas baratas. Casas assim definidas são mais fáceis de serem financiadas? E onde encontrá-las para comprar.

Página Inicial

O que são casas baratas?

Uma casa pode ser entendida como barata de duas formas. Primeiro ela pode estar com seu valor muito abaixo daquilo que é considerado no mercado e nesses casos afirmamos que ela está barata. Na segunda forma podemos nos referir a uma casa de baixo custo que embora esteja com o seu valor de mercado ela é barata pois é uma construção mais simples.

É um bom negócio comprar casa barata?

Nem sempre, mas depende muito da situação financeira da pessoa e dos propósitos que ele tem. Muita gente prefere comprar uma casa mais simples do que ficar pagando aluguel a vida toda. Por outro lado uma casa pode estar barata por alguns problemas que ela venha a ter e neste caso é preciso tomar muito cuidado.

Casas baratas são mais fáceis de serem financiadas?

De certa forma sim. O que acontece com financiamento habitacional é que o imóvel precisa oferecer condições de moradia e estar estruturalmente bom. Não é possível financiar uma casa em ruinas ou que não ofereça segurança e condições de moradia.

Desde que ela atenda as exigências mínimas dos bancos financiadores, ela acaba sendo mais fácil de financiar por outro fator: o comprador. Para fazer o financiamento de uma casa é necessário comprovar renda suficiente para pagar o financiamento e neste caso uma casa barata irá requerer rendas mais baixas e com isso haverá um público maior, logo, pensando sob este ponto de vista ela acaba sendo mais fácil de financiar.

Como encontrar casas baratas para comprar?

Uma boa dica para isso é ficar de olho no feirão da Caixa ou no Leilão de imóveis que eles fazem regularmente. No caso de leilão, geralmente são casos em que a Caixa tomou o imóvel do proprietário por falta de pagamento e normalmente os preços são bem atraentes. Contudo, fique atendo às condições de compra, pois em muitos casos quando o imóvel está ocupado é sua responsabilidade tirar o morador. Para saber mais sobre o leilão da Caixa, acesse este link: http://www1.caixa.gov.br/Simov/

Quais os cuidados ao comprar casas baratas?

Primeiro é preciso entender porque ela está barata e se isto tem alguma relação com problemas no imóvel, na localização, documentação ou outro qualquer. Depois é preciso levar em conta a situação em que a casa se encontra, se é necessário fazer reformas para que a mesma fique em condições de moradia, entre outros. Finalmente é preciso levar em conta se ao precisar vender a casa, se haverá mercado, afinal é desta forma que avaliamos se um investimento é bom ou não.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes