CDHU. Como adquirir um imóvel e fazer inscrição pelo site

Perguntas e respostas sobre o que é CDHU? Como faço para adquirir um imóvel e se posso fazer a inscrição para pelo site? Vale a pena comprar um imóvel por este plano? Veja essas e outras respostas

Página Inicial

O que é CDHU?

A sigla CDHU significa Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo e é uma empresa do Governo Estadual, vinculada à Secretaria da Habitação, hoje é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil. A empresa tem por finalidade executar programas habitacionais em todo o território do Estado, voltados para o atendimento exclusivo da população de baixa renda, ou seja, atende famílias com renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos.

Como faço para adquirir um imóvel?

Para adquirir uma casa ou apartamento da CDHU, a família interessada deve aguardar a abertura das inscrições para o empreendimento no município em que mora ou em que o chefe da família trabalha, e inscrever-se para participar do sorteio público. No site podem ser acompanhados os municípios que estão com inscrições abertas. Com as inscrições abertas a família interessada deve verificar as condições necessárias para a inscrição e comparecer no local, data e hora estabelecidos com a documentação exigida para a inscrição.

Qualquer pessoa pode se inscrever?

Podem se inscrever na CDHU:
1) Famílias resultantes de casamento civil ou religioso:Casal com ou sem filhos;

2) Famílias resultantes de união estável: Companheiros com ou sem filhos;

3) Famílias resultantes de união homoafetiva: Parceiras ou parceiros com ou sem filhos;

4) Famílias monoparentais: Mãe ou pai com seus filhos;

5) Famílias anaparentais: Avós e netos; Irmãos; Tios e sobrinhos; Primos; e Demais famílias anaparentais (sem os pais), constituídas com base no parentesco consanguíneo, independentemente do grau de parentesco;

6) Indivíduos sós:

São os indivíduos que têm 30 anos ou mais, não vivem em união estável, são viúvos, divorciados, desquitados, separados judicialmente ou solteiros e que:

I) Não têm filhos;
II) Têm filhos menores de 25 anos, mas não detêm a guarda nem com eles residem sob o mesmo teto; ou
III) Têm filhos, mas os filhos já constituíram família ou já têm 25 anos ou mais;
IV) Não residem com os pais ou qualquer outra pessoa.

Posso fazer a inscrição pelo site?

Não. As inscrições para os interessados a adquirirem um imóvel da CDHU só pode ser feito no local, data e hora estabelecidos pelos órgãos responsáveis pelas inscrições. Nenhuma inscrição é feita pelo site ou por terceiros.

Tenho que pagar alguma taxa na inscrição?

Não é cobrado valor algum no ato da inscrição. Os valores só são cobrados após a confirmação de que a família foi sorteada e vai receber um dos imóveis. Todas as orientações de pagamento só são passadas a família pela própria CDHU após a confirmação.

Posso vender o imóvel depois se eu quiser me mudar?

Pode, porém a venda só pode ser feita passados dois anos após a aquisição do imóvel. Também é necessário que todas as parcelas estejam em dia e o interessado em vender deve procurar a CDHU para informar o interesse em vender o imóvel. Qualquer negociação feita sem a autorização da será irregular. É proibido o aluguel de casas e apartamentos.

Vale a pena?

Todo financiamento deve ser bem analisado com antecedência para não ter problemas posteriores, no caso de financiamento habitacional não é diferente, visto que o valor é alto e o prazo de pagamento muito longo. Contudo, se uma família não tem casa e precisa pagar aluguel para ter uma moradia, não resta dúvida de que os imóveis da CDHU podem ser uma opção viável para se livrar do aluguel e ao mesmo tempo ter uma residência fixa.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes