Certificado Digital. Como obter, necessidade e uso

Perguntas e respostas sobre o Certificado Digital, sua necessidade, o que é, quais são os usos desse recurso, como o Certificado Digital pode ser obtido, entre outras perguntas

Página Inicial

Qual a necessidade de um certificado digital?

O mundo online tem trazido muitas facilidades, inclusive para transações do segmento comercial, mas também traz uma sensação de insegurança. O Certificado Digital é uma alternativa para resolver isso e deixar o universo da internet ainda mais promissor.

O que é o Certificado Digital?

É uma assinatura oficial, com validade jurídica, que funciona como uma identificação segura e correta de uma pessoa ou de uma empresa na internet. Por meio dele, o indivíduo ou a entidade pode fazer uma assinatura digital de qualquer lugar, garantindo a confiança e a idoneidade daquela transação que está acontecendo via internet, normalmente envolvendo duas partes que não estão em contato direto.

Quais são os usos desse recurso?

O Certificado Digital é utilizado no comércio eletrônico (procurar por ele é uma boa alternativa para quem sente vontade e até necessidade de comprar pela internet, mas ainda acha inseguro); em iniciativas do próprio governo em meio eletrônico; para transações bancárias; assinaturas de contratos e outras situações em que não seja possível o contato pessoal.

Portanto, sempre que você for realizar qualquer procedimento com alguma entidade/pessoa por meio da internet, que exija o mínimo de segurança, é importante verificar o Certificado Digital.

Como o Certificado Digital pode ser obtido?

Ele é um documento eletrônico, obviamente, concedido por uma terceira parte que seja dotada de confiança, que seja considerada uma Autoridade Certificadora. Para ser essa autoridade, a entidade precisa obedecer as normas e padrões estabelecidos pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil e, então, ela poderá fornecer o Certificado Digital para empresas/pessoas/servidores que possam receber.

O que há no Certificado Digital?

Esse documento é formado por todos os dados do titular que responde por ele, como, por exemplo, o nome completo e o seu número de registro civil. E é claro que é imprescindível a assinatura da Autoridade Certificadora, porque é isso que irá assegurar a garantia desse documento.

Entendeu qual é a importância desse certificado? Ele realmente é capaz de trazer mais segurança e tranquilidade para a internet, possibilitando um aproveitamento muito melhor de todas as praticidades que a rede mundial de computadores pode oferecer. Faça questão desse documento antes de qualquer operação online.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes