Cidade Verde. Como são projetadas e existência no Brasil

Perguntas e respostas sobre as cidades verdes, como são projetadas, porque ela é necessária e se já existe este conceito sendo implantado no Brasil? Veja as respostas a essas dúvidas em nossa FAQ.

Página Inicial

O que é cidade verde?

É quase certo de que você já tenha ouvido falar no conceito de cidades verdes. Com o seu próprio nome já nos dá a entender, os municípios que dotam de tais características ganham cada vez mais espaço, uma vez que se tornam ambientes sustentáveis e amigos do meio ambiente.

Elas são desenvolvidas com base na necessidade de desenvolvimento sustentável, que envolve uma série de ações e condições mais responsáveis com o meio ambiente. Além disso, tais cidades mantêm uma relação economicamente e socialmente mais viável.

Por que são necessárias?

Diferentemente do que o esperado, quando o crescimento das cidades se tornou constante e cada vez mais intenso, ele trouxe também a poluição, a desigualdade social frequente, as enchentes, o desemprego, desmatamento e outros problemas da nossa sociedade moderna.

Por isso, uma das soluções criadas foi desenvolver um bairro autossuficiente e quase que integralmente planejado, o que poderia contribuir – e muito – para formar uma cidade sustentável, capaz de proporcionar maior qualidade e expectativa de vida também para os seus habitantes.

Quando esse conceito passou a ser implantado?

O primeiro projeto de cidade verde de todo o mundo foi criado pela Foster & Associados. O seu principal objetivo era conceder um espaço totalmente livre do desperdício de lixo e das emissões constantes de carbono. O projeto de ‘Masdar City’ está localizado na periferia de Abu Dhabi, em Dubai, e custou cerca de 22 bilhões de dólares.

E no Brasil? Nós já temos cidades verde?

No Brasil, algumas cidades – principalmente as capitais – também já ganham este conceito Curitiba, a capital do estado do Paraná, está entre os 10 municípios mais sustentáveis do mundo.

Além disso, a cidade de Porto Alegre e algumas regiões da Grande São Paulo já contam com bairros que trabalham com sustentabilidade local, como é o caso do Parque dos Príncipes, por exemplo. Nessa região, as áreas verdes ganham destaque quando comparadas ao restante, sendo elas extremamente bem conservadas em parques, praças e outros. Atualmente, a parte verde do bairro chega a cobrir cerca de 1/3 de sua área total.

E nossa casa é verde?

Além de cidade verde é preciso pensar antes em casas verde. Projetos de reaproveitamento de água da chuva ou da máquina de lavar, por exemplo seria um bom começo. Além disso a ANEEL já aprovou a microgeração de energia elétrica, o que significa que você pode gerar energia elétrica através de painéis solares, por exemplo e vender o excedente para a companhia local que fornece eletricidade em sua cidade. Procure se informar sobre a microgeração de energia elétrica.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes