Ciências Sem Fronteiras, requisitos e benefícios do programa

Perguntas e respostas sobre o programa Ciências Sem Fronteiras. Quais os requisitos para participar? Quais os benefícios do programa? Entre outras perguntas.

Página Inicial

O que é o Ciências Sem Fronteiras?

O Ciências Sem Fronteiras é um programa de iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo auxiliar estudantes de faculdades federais do país a realizar intercâmbio sem nenhum custo. O seu objetivo é promover o maior saber entre os estudantes e a internacionalização de seus saberes, podendo cursar a sua faculdade fora do país. Como um é um programa de grande porte do Governo Federal, o Csf (Ciências sem Fronteiras) já realizou muitas inscrições e tem como meta o número de 101 mil inscritos até o final 2015.

Quais os requisitos para participar?

Para estudantes de graduação basta ter um bom coeficiente na faculdade, estar cursando entre 20% e 90% do total do curso, ter ficado acima da média (600 pontos) no Enem aplicado a partir de 2009 e ser brasileiro ou naturalizado.

Quais os cursos participantes do Ciências Sem Fronteiras?

As áreas contemplados pelo CsF são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos.

Quais os benefícios do programa?

O programa disponibiliza vários tipos de bolsa para que exista total cobertura dos custos no exterior. As bolsas são: Mensalidade de bolsa; Auxílio-Instalação; Auxílio material didático; Passagens aéreas; Seguro Saúde. Os valores destas bolsas variam para cada país, já que os valores não são os mesmo. O intercâmbio tem validade de 12 meses, podendo se estender até 18 meses caso o aluno também faça um curso de idiomas.

É necessário saber Inglês para participar do programa?

De acordo com as regras do programa, mesmo sem falar o idioma, os estudantes poderiam viajar para um país estrangeiro para estudar inglês antes de ingressar na universidade, mas existem cursos de inglês online e presenciais ofertados pelo MEC em algumas faculdades federais. Mas é necessário ficar atento, alguns países participantes do programa exigem proficiência em inglês e só se consegue verificar o seu nivelamento pela prova TOEFL, ofertada gratuitamente pelo governo.

O estudante pode selecionar o país ou faculdade de preferência?

Não, isso não é possível devido ao fato de a faculdade do exterior disponibilizar as vagas. Portanto a vaga é preenchida automaticamente de acordo com a sua disponibilização.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes