Como aprender inglês sozinho. Gramática e conversação

Perguntas e respostas sobre como aprender inglês sozinho. É difícil e por que devo aprender esse idioma? Gramática ou conversação? Qual a importância do listening e do vocabulário?

Página Inicial

Por que devo aprender inglês?

O idioma inglês é o mais falado em todo o mundo. Apesar de ele ser oficial em alguns países apenas, na prática o seu uso é praticamente globalizado e em qualquer lugar onde você estiver, dificilmente não encontrará pessoas que conheçam o idioma.

Do ponto de vista prático é preciso pensar que o trabalho hoje é globalizado, assim como a comunicação entre as pessoas, sem contar que hoje as pessoas viajam muito para o exterior, assistem a filmes e programas de TV americanos, livros e outros materiais que são produzidos e disponibilizados em larga escala em inglês. Para ter acesso a tudo isso é preciso vencer a barreira do idioma.

É difícil o aprendizado do idioma inglês?

Não. Embora você encontre por ai pessoas afirmando que é fácil utilizando o método A ou B, na prática sabemos que aprender uma segunda língua nunca foi fácil e nem será. É verdade que existem métodos melhores e que facilitam e também é verdade que muitas pessoas tem mais facilidade neste tipo de aprendizado, mas em todos os casos é necessário dedicação, tempo e esforço.

Mas, eu preciso saber tudo?

Este é um erro que muitos cometem, pois não é necessário saber tudo do novo idioma, assim como você não sabe tudo de português e ainda assim consegue se comunicar bem com as pessoas. Você já parou para pensar que a maioria das pessoas no Brasil, por exemplo, sabe muito pouco de português? Desta forma, é importante determinar qual a sua necessidade em inglês, como turismo apenas, estudos, negócios, moradia, etc. Isto poderá ajudar a compreender até onde você precisa ir para conseguir uma boa comunicação em inglês.

Por onde começar: Conversação ou gramática?

Eu estudei muito mais gramática do que conversação. Na escola começamos com gramática, mas definitivamente este não é o melhor caminho para quem está iniciando. Mais tarde aprende que o correto seria iniciar pela conversação e finalmente compreendi que tudo é importante e que manter o equilíbrio faz bem.

Qual a importância do listening para quem está começando?

A escuta é fundamental no aprendizado do inglês, mas é importante ouvir os nativos, ou seja, americanos, britânicos, canadenses, australianos e etc. Desta forma você começa a entender a pronuncia correta das palavras, o tempo, entre outras coisas. Filmes, programas de TV, músicas sempre são recomendados, mas é preciso escolher bem, pois quem está começando a estudar inglês não vai conseguir ir no cinema sem legenda e tradução e achar que vai compreender alguma coisa. O ideal é ouvir uma música mais lenta, pausada ou um programa de TV sem aquele falatório ininterrupto.

Uma ótima dica são os vídeos do Youtube, onde você poderá pausar, voltar e assim compreender melhor. Eu recomendo também este site que tem uma lista excelente de áudios para quem está iniciando. Escolha a opção 100 lições.

Qual a importância de falar ou conversação?

Depois de ouvir é preciso falar para treinar a fala, desenrolar a língua e ir ajustando. Contudo é importante aqui ter alguém para ouvir a fim de que estas pessoas possam corrigir os erros ou dar um status da sua evolução. Se você não tiver ninguém para ouvir, experimente alguns aplicativos que conectam você com outras pessoas ao redor do mundo, como o italki, por exemplo. Ou faça amizade com alguém do exterior e tente conversar com ele via Skype, por exemplo.

Qual a importância do vocabulário?

Super importante. Na medida em que você ouve importante ir relacionando as palavras já conhecidas e assim ir enriquecendo seu vocabulário. Quando você for falar alguma coisa em inglês, a qualidade e quantidade desta fala estará intimamente ligada a quantidade de palavras que você conhece.

Qual a importância da gramática?

Também é muito importante, embora não deva ser uma preocupação tão grande assim no começo. Quem está aprendendo inglês sozinho tende a buscar mais gramática, mas experimente ouvir e falar primeiro, depois vá montando seu vocabulário e finalmente entre de cabeça nas regras gramaticais que não são tantas assim como temos em português.

Devo fazer tradução?

Não. Tente focar no idioma inglês e faça o mínimo possível de tradução. Traduzir não ajuda muito e você irá perder muito tempo comparando os dois idiomas e notará que em muitos casos não faz muito sentido. A maneira de contextualizar em inglês é diferente do português.

Você falou de Youtube, quais os canais recomendados?

Sinceramente, qualquer canal ou vídeo em inglês pode ser útil, mas existem alguns canais mais apropriados ao aprendizado do idioma. Segue abaixo uma lista deles:



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes