Comprar terreno, dicas e cuidados na compra de terreno

Perguntas e respostas sobre comprar terreno, com dicas e cuidados na compra de terreno para fins de investimento ou para a construção da sua futura casa.

Página Inicial

Comprar terreno é um bom investimento?

Pode ser um bom investimento se for feito uma compra de um terreno promissor e também dependendo muito da época e localização do mesmo. Geralmente imóveis é bem visto pela maioria das pessoas como opções seguras de investimento e de fato tem sido assim mesmo, mas de qualquer forma é preciso analisar bem a localização, as características do lote, o momento da economia e principalmente o preço do imóvel.

Quais os cuidados na compra de terreno?

Acho que o primeiro cuidado é com a documentação, pois esta precisa estar em dia para evitar futuros problemas. Avaliar se a localização é boa e o tipo de vizinhança que você terá, também é muito importante. Quando se compra um terreno pensando em fazer a construção da sua casa é necessário levar em conta que ali será a sua futura moradia e além das características do terreno é preciso pensar no estilo de vida que você e sua família terá ao morar ali.

Quais as dicas para encontrar um bom terreno para comprar?

Acho que a primeira dica é ficar atento ao lançamento de novos loteamentos ou condomínios, pois neste caso e geralmente no início, você consegue preços mais acessíveis e boas opções de lotes. Esta sem dúvida é a melhor opção para comprar terreno.

Além disso o que você pode fazer é determinar alvos de compra e assim monitorá-los. Existem pessoas que desejam comprar um terreno em determinado bairro ou condomínio, outros tem até terrenos específicos em vista. Neste caso é preciso monitorá-los e assim que entrarem a venda é o momento para a compra.

Comprar um terreno para investimento é diferente do que a compra para construção própria?

Creio que algumas pessoas façam alguma diferenciação, mas penso que não deve existir diferença alguma. A questão da compra para fins de investimento apenas leva muito em conta o potencial de retorno financeiro que o imóvel terá, já quem compra visando construir a sua casa, pensa na conveniência, no estilo de vida, entre outras coisas.

Comprar um terreno financiado é uma boa opção?

Financiamento, seja ele qual for só deve ser considerado em último caso, afinal, ao financiar algo você pagará juros que é o aluguel do dinheiro, mas se esta for a única e melhor opção que você tem disponível então é possível afirmar que é uma boa opção.

Neste caso existe duas formas de financiamento: Uma delas é o financiamento com bancos, como é o caso da Caixa e ai tem toda a burocracia, mas geralmente as taxas de juros podem ser mais baixas. A segunda opção é financiar diretamente com a construtora ou incorporadora, onde praticamente não há burocracia, mas as taxas de juros podem ser maiores.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes