Concurso Miss Universo. Como ele funciona, premiação e quesitos avaliados

Perguntas e respostas sobre o concurso Miss Universo. Quem criou o concurso e como ele funciona. Quais os quesitos avaliados e qual a premiação para a vencedora.

Página Inicial

O que é o concurso Miss Universo?

O concurso Miss Universo é o maior concurso de beleza feminina do mundo. Conta com várias etapas regionais para que seja eleita a mulher mais bonita do mundo. É um evento anual com mais de um bilhão de telespectadores que acompanham o concurso.

Quem criou o concurso?

O concurso de beleza Miss Universo é organizado pela Miss Universe Organization desde 1952. Alguns esboços do concurso foram feitos anteriormente através de um desfile organizado por uma linha de roupas, mas não era tomado com relevância comparado aos dias atuais. O primeiro Miss Universo oficial contou com a presença de nada mais, nada menos do que 29 candidatas. A miss havaiana terminou em segundo lugar, perdendo para a finlandesa Armi Kuusela. A coroa era, na época, uma réplica da coroa da rainha Elizabeth II. A primeira miss, por sua vez, não cumpriu as obrigações no ano de reinado, casando-se com um empresário e abandonando o posto. Dessa forma, a organização do concurso determinou que mulheres casadas não podem participar do concurso. Além disso, seria colocada uma outra mulher em seu lugar até o final do reinado se a mesma se recusasse por quaisquer motivos a manter-se como Miss Universo no ano conseqüente.

Como funciona?

Desde o ano 1965, os jurados do Miss Universo selecionam secretamente as semi-finalistas do concurso. Após um desfile em roupas de banho e vestidos de gala, cinco finalistas são selecionadas. Para determinar a vencedora, uma entrevista é feita para indicar o primeiro e segundo lugar.

Depois de diversas mudanças, o estilo de seleção foi modificado. No ano de 2014, o numero de finalistas subiu para 15. As entrevistas evoluíram para perguntas isoladas e, atualmente, variam seguindo até mesmo algumas sugestões via internet.

As candidatas ao concurso Miss Universo não podem ter filhos e devem estar entre 18 e 27 anos. Em edições anteriores, algumas medidas eram exigências. Embora as misses tenham ficado historicamente mais esbeltas, não há exigências atuais que demonstrem quesitos desclassificatórios por peso ou altura.

Quais os quesitos avaliados?

Os jurados têm a obrigação de pontuar conforme a apresentação. Antigamente, as pontuações eram exibidas na tela da televisão. Atualmente, os jurados optam pelo sigilo de notas. Os quesitos englobam desempenho em roupa de banho, performance em trajes de gala e as respostas às mais variadas perguntas.

Não é mais levado em consideração um peso, estatura e/ou medidas ideais. Tal preceito para a participação foi abolido por volta de 1960.

Os jurados da principal seleção da miss universo são escolhidos diferentemente dos cortes anteriores. Jornalistas, ex-misses, celebridades, esportistas e personagens de programas de entretenimento são convocados para compor a mesa.

Qual a premiação?

Prêmios em dinheiro, joias, roupas, reinado de um ano em que viagens são feitas para conscientizações sobre controle de diversas doenças, paz e cuidados com AIDS. Além disso, ganha residência por um ano na cidade de Nova Iorque.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes