Consciência negra, Zumbi dos Palmares, lei e feriado

Perguntas e respostas sobre a Consciência negra, sua importância, quem foi Zumbi dos Palmares, o que é a Lei da consciência negra e o feriado de 20 de novembro.

Página Inicial

Qual a importância da consciência negra?

Desde muito tempo, os negros sofreram com os maus tratos e as injustiças em função da escravidão. Por isso, esta data é considerada muito importante, uma vez que serve como forma de reflexão e, principalmente, de conscientização sobre o valor do povo e da cultura africana, no que se refere à formação cultural nacional. Durante toda a história brasileira os negros tiveram um papel muito significativo tanto em aspectos sociais e gastronômicos, quanto nos políticos e religiosos. A justa homenagem se deve a Zumbi dos Palmares, um histórico personagem que lutou até a morte em favor dos direitos dos negros.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Considerado como um líder durante o período do Brasil Colonial, Zumbi dos Palmares defendeu o povo negro com todas as suas forças. Nascido no ano de 1655, em Alagoas, foi fundamental na luta dos negros contra a escravidão. Naquela época, Zumbi liderava o Quilombo dos Palmares, um lugar que servia de abrigo para os índios, os escravos fugidos dos senhores de engenho e os brancos pobres que foram mandados embora das fazendas e que chegou a ter quase 30 mil habitantes. Lá, os negros eram livres e podiam viver conforme quisessem, sem se preocupar em esconder a sua cultura.

O que é a Lei da consciência negra?

É um decreto que torna obrigatório que as escolas ensinem sobre a história e a cultura Afro-brasileira. Alguns temas como o negro na sociedade nacional, a discriminação, a luta dos negros no Brasil, a inclusão do negro no mercado de trabalho, a cultura negra brasileira entre outros devem ser abordados. A lei nº 10.639, que foi criada em 09 de janeiro de 2003, inclui o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra e a sua inserção no calendário escolar. O dia em questão não foi escolhido à toa. Essa data marcou a morte do principal líder contra a escravidão no Brasil, o Zumbi dos Palmares. Exatamente em 20 de novembro de 1695 morria o principal representante dos negros, que lutou bravamente pela libertação do seu povo.

No dia 20 de novembro é feriado?

Foi sancionada pela presidenta Dilma Roussef a lei 12.519/2011 que cria a data do Dia Nacional da Consciência Negra. No entanto, o feriado é facultativo, ou seja, vai depender de cada cidade fazer feriado ou não, muito embora mais de 800 municípios por todo o Brasil considerem este dia como feriado.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes