Cursos profissionalizantes a distância e gratuitos

Perguntas e respostas sobre cursos profissionalizantes a distância e gratuitos. Veja este tira-dúvidas que mostra também a a diferença de cursos profissionalizantes e cursos técnicos?

Página Inicial

O que são cursos profissionalizantes?

São cursos para formação específica em áreas destinadas ao exercício de determinado cargo ou função no mercado de trabalho. Normalmente são cursos mais rápidos destinados a pessoas que desejam obter uma qualificação para exercer melhor o trabalho que já faz em uma empresa ou para se qualificar buscando um posto de trabalho.

Eles também podem ser chamados de cursos livres e são mais comuns em áreas como informática, idiomas, administração, saúde, entre outros.

Qual a diferença de cursos profissionalizantes e cursos técnicos?

Os cursos técnicos têm carga horária mínima estabelecida pelo Ministério da Educação, bem como outras exigências legais que uma escola precisará cumprir para oferecer aquela formação. A escola precisa também de autorização do MEC para a oferta deste tipo de curso. Já os cursos profissionalizantes ou livres não requerem autorização, nem precisa cumprir carga horária mínima, ficando a critério da escola a sua definição.

Contudo, um curso técnico não deixa de ser profissionalizante, pois ele também é visto como uma formação para o mercado de trabalho, embora tenha as diferenças acima citado.

Existe cursos profissionalizantes a distância?

Sim. Existem muitos sites e escolas que oferecem inúmeros cursos livres a distância para formação em diversas áreas. Alguns bons exemplos são os cursos do Sebrae para micro e pequenos empresários, da Fundação Getúlio Vargas, da USP, entre outros que estão citados no final do artigo.

Existe cursos profissionalizantes a distância e gratuitos?

Sim. Boa parte dos cursos oferecidos a distância ou pela internet são também cursos gratuitos. Com isto fica fácil estudar sem sair de casa e não precisar pagar nada por eles. Veja no final a relação de cursos livres recomendados.

Vale a pena fazer um desses cursos?

Vale a pena sim, pois como diz o velho ditado: “O conhecimento não ocupa lugar”. Mais que isso, por ser cursos rápidos é possível obter boa assimilação e com isso compreender melhor o propósito dele.

Eles podem ajudar na faculdade, por exemplo?

Pode sim. Muitas pessoas que encontram dificuldades no ensino superior poderiam encontrar em um curso de formação rápida um aliado para ajudara compreender melhor aquilo que está estudando ou que ainda irá estudar. Eu já ouvi ex-alunos de cursos técnicos dizendo que essa formação ajudou muito no seu curso superior.

Onde encontrar cursos livres a distância e gratuito?

Abaixo alguns exemplos que podem ser úteis:



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes