Débito bancário, de carros ou veículos, IPVA

O que é débito bancário no sentido de transação e de dívida? O que é débito de carro ou veículos? O que é débito de IPVA? Veja a nossa seção de perguntas e respostas.

Página Inicial

O que é débito bancário?

Um débito bancário pode ter dois significados. O primeiro pode-se referir a uma operação bancária que resultou em um débito em sua conta, como o pagamento de um cheque, o pagamento de uma tarifa bancária ou mesmo de uma ação judicial, por exemplo. Nesse sentido, o débito está relacionado com uma ação que aconteceu ou está prestes a acontecer e na maioria das vezes é normal dentro do contexto bancário.

A segunda definição diz respeito a uma dívida que também é tratado como um débito, ou seja, algo que você deveria ter pago ao banco e que não o fez e portanto agora configura como um débito ou uma dívida pendente. Nesse sentido o termo é quase sempre negativo.

O que é débito de carro ou veículos?

A expressão pode fazer referência a uma situação onde a pessoa financiou um carro, por exemplo e por alguma razão deixou de pagar as prestações. Neste caso o veículo contém o débito e poderá ser apreendido a qualquer momento para ir a leilão. Também pode-se fazer referência a uma ação judicial onde o juiz tenha determinado o bloqueio de um veículo para que o mesmo sirva de garantia para o pagamento de uma determinada dívida, por exemplo.

O que é débito de IPVA?

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e deve ser pago anualmente pelos proprietários de carros. Este pagamento geralmente é feito no início do ano e a falta dele irá configurar uma situação de débito de IPVA, o que poderá trazer problemas com a documentação do carro em caso de renovação ou licenciamento ou mesmo a transferência para outra pessoa.

Débito e dívida é a mesma coisa?

Em partes sim. Como já explicado acima, existe uma operação financeira e contábil que é realizar um débito e neste caso é o mesmo que tirar dinheiro ou recursos de um determinado local ou conta. Mas em outro sentido o termo débito é sim sinônimo de dívida, uma vez que ele configura uma falta de pagamento.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes