Detran CNH, habilitação gratuita e permissão

Perguntas e respostas sobre Detran CNH, habilitação gratuita e permissão. O que é CNH gratuita? Quais Estados do Brasil possuem essa possibilidade? Como fazer a inscrição? Quem pode participar?

Página Inicial

O que é CNH gratuita?

O programa do CNH Social é uma iniciativa do governo em parceria com o Detran, que oferece carteira de habilitação gratuita para pessoas com baixa renda. A CNH Social incentiva o desenvolvimento econômico e social, pois muitas vezes pode representar um diferencial importante na conquista de uma vaga de trabalho.
Um dos locais que sempre ofertam a CNH Social é Sest (Serviço Social do Transporte) que em parceria com o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) desenvolve o projeto pelo Brasil aonde as pessoas podem se candidatar a uma vaga e ter acesso a sua carteira de motorista de graça. Quem participa desses projetos de CNH Social precisa estar ciente que é para trabalhar com transporte, se por acaso ele for pego trabalhando em outra área nos 12 meses após receber o benefício terá que pagar pelo curso que o permitiu tirar a CNH e não poderá mais receber benefícios do órgão que concedeu a habilitação de graça.

Quais Estados do Brasil possuem essa possibilidade?

O Detran de alguns estado do Brasil, como o Rio Grande do Sul, Espírito Santo Pernambuco possuem o programa CNH Social, que possibilita que muitas pessoas tenham acesso a carteira nacional de habilitação de maneira gratuita.

Como fazer a inscrição?

Para se inscrever no CNH Social, o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadUnico. Para a segunda etapa do programa, o estado do Rio Grande do Sul já está com as inscrições abertas para sete mil vagas.
As inscrições devem ser feitas presencialmente nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do estado. Os selecionados são escolhidos através de um sorteio.

Quem pode participar?

Para participar o candidato deve ter idade mínima de 18 anos (idade obrigatória para tirar a habilitação). A renda mensal familiar deve ser de até três salários mínimos e a família deve estar inscrita no Cadúnico. O candidato também deve residir no estado em que se inscrever pelo período mínimo de dois anos. Não entram na seleção pessoas que já estão com serviço de habilitação aberto no Detran-RS, que tenham cometido crimes na condução de veículo ou que tiveram a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada ou suspensa.

Depois de quanto tempo o condutor precisa trocar sua permissão por uma carta definitiva?

O motorista novato que ainda tem permissão para dirigir precisa obrigatoriamente, depois de um ano, substituí-la pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva. Para isso, é preciso ter o documento com foto em situação regular – ou seja, não pode estar cassada e nem suspensa –, com a validade vencida e ter o exame de aptidão física e mental ainda dentro do prazo.

É possível dar entrada no pedido pela internet?

Sim. Quem tiver a permissão para dirigir vencida, pode realizar o pedido pela internet. Basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo Detran-SP por exemplo ou o site do Detran do seu estado e preencher os campos com os dados solicitados. Pague então a taxa de emissão – um valor de R$ 38,86 – em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco ou Santander).

Posso mandar outra pessoa no meu lugar para retirar o documento?

Quem não puder ir pessoalmente a uma unidade, pode pedir para um parente retirar a carteira. Para isso, é preciso levar um documento original tanto da pessoa quanto do motorista, um comprovante de parentesco e o protocolo do pedido.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes