DETRAN MG: IPVA, Multas, CNH e Telefone

Perguntas e respostas sobre o DETRAN de Minas Gerais. Informações sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), IPVA, multas de trânsito e outros serviços do Detran de MG.

Página Inicial

Mas afinal, para que serve o Detran?

Segundo o Artigo 22 do Código de Trânsito Brasileiro, o Detran é responsável por cumprir e fazer cumprir a legislação no trânsito, como realizar a formação de novos condutores, inspecionar as condições de segurança de conduta e dos veículos, fiscalizar o trânsito e aplicar as penalidades devidas a cada grau de infração, dentre outros. Trata-se de um órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito que atua em vários Estados, dentre os quais inclui-se Minas Gerais.

Quero dirigir. Como faço para ter acesso a essa formação de condutores?

Primeiramente você precisa ser maior de 18 anos, alfabetizado e possuir RG e CPF. Se você se encaixa nesses requisitos, dirija-se ao Detran em Belo Horizonte; ou à Cinetran ou qualquer CFC (Centro de Formação de Condutores) caso esteja em outras cidades. Após fazer a inscrição e pagar a taxa, você será encaminhado aos Exames Médico e Psicotécnico. O próximo passo é o curso teórico seguido de uma prova de legislação. Finalmente você terá aulas práticas de volante e passará por um exame que tem como objetivo avaliar se você assimilou o que aprendeu nessas aulas.

E após este exame, já saio com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em mãos?

Não, você receberá um documento denominado PPD (Permissão para Dirigir) em 24 horas (se estiver em Belo Horizonte) ou 10 dias (se estiver em outras cidades). Este documento tem validade de 1 ano, durante o qual você não deve cometer nenhuma infração grave ou gravíssima e nem reincidir em infração média. Dessa forma, depois de decorridos 12 meses, você poderá solicitar sua CNH definitiva.

E quanto ao IPVA, quando e onde posso pagar?

O IPVA normalmente tem vencimento entre janeiro e março de cada ano (consulte o calendário anual no site do Detran/MG). Normalmente, quem paga no mês de janeiro, recebe um desconto. Pode ser pago diretamente nos guichês de caixa ou por meio de uma Guia de Arrecadação, também obtida no site.

Fui multado. E agora?

Além da multa, é preciso estar ciente que os pontos equivalentes à infração cometida serão descontados da sua CNH. Uma soma de 20 pontos num período de 12 meses pode levá-lo à suspensão do direito de dirigir. Fique atento!

 



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes