Detran SP. Licenciamento, CNH e Consulta IPVA

Perguntas e respostas sobre o Detran SP e o Licenciamento de veículos e caminhões, Consulta do IPVA, formas de realização o licenciamento e outras dúvidas relacionadas ao assunto.

Página Inicial

Como consultar o valor do IPVA de um automóvel no Detran SP?

Esta opção de consulta de valor do IPVA não está disponível do site do Detran SP. Existe lá uma informação dizendo que a responsabilidade pela arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Logo, se quiser obter informações sobre débitos, restituições, dispensa ou isenção do pagamento do IPVA acesse o portal www.fazenda.sp.gov.br ou ligue para 0800 170 110.

Quais as formas de fazer o licenciamento de veículos no Detran SP?

Existem várias formas de fazer o licenciamento que pode ser presencial, pelos Correios, Licenciamento anual para veículo movido a gás natural (GNV) e Licenciamento de veículo de entidade ou órgão oficial.

Qual o período de licenciamento?

O período para a realização do licenciamento depende do final da placa do veículo. Este período é por mês e por final da placa e aplica-se a veículos de passageiro, reboque e semirreboque, da seguinte forma:

  • Abril – final 1
  • Maio – final 2
  • Junho – final 3
  • Julho – final 4
  • Agosto – final 5 e 6
  • Setembro – final 7
  • Outubro – final 8
  • Novembro – final 9
  • Dezembro – final 0

Para Caminhão o período de licenciamento é diferente, como mostrado abaixo:

  • Setembro – final 1 e 2
  • Outubro – final 3, 4 e 5
  • Novembro – final 6, 7 e 8
  • Dezembro – final 9 e 0

Quem pode fazer a solicitação do licenciamento do veículo?

Para o caso de veículo de Pessoa Física: O proprietário do veículo, o procurador do proprietário do veículo ou parente próximo (cônjuge, pais, filhos e irmãos). Já no caso de veículo de Pessoa Jurídica: O proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.

É necessário pagar o IPVA para fazer o licenciamento?

De acordo com o site do Detran de SP é necessário fazer a quitação de multas, IPVA, seguro obrigatório, entre outros débitos que existir no veículo. Desta forma, se o IPVA já estiver vencido é necessário sim fazer o pagamento para que o licenciamento seja realizado.

Quais os passos para fazer o licenciamento presencial?

Primeiro é preciso pagar a taxa para emissão do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo nas agências bancárias. Se houver débitos como IPVA, seguro obrigatório, multas, entre outros, também é necessário fazer a quitação.

Depois é necessário ir ao Poupatempo ou a unidade de trânsito da sua cidade com os documentos necessários e o comprovante de pagamento da taxa do CRLV, bem como a quitação dos débitos existentes.

Feito o procedimento é necessário aguardar o tempo especificado para a retirada do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

O que é a CNH?

A sigla significa Carteira Nacional de Habilitação e é conhecida popularmente como carteira de motorista. Ela é expedida pelo Detran de cada estado e tem validade nacional. Ela pode ser usada também em países do Mercosul, mas para dirigir em outros países é necessário da permissão internacional.

Como consultar minha CNH e saber se há pontos na carteira ou outras informações de interesse?

Se a sua carteira de habilitação for do estado de São Paulo, basta acessar o link abaixo no Detran paulista e informar o número de registro da carteira. Toda a consulta é feita online e não gera nenhum custo.

Onde obter mais informações?

Acesse o site: http://www.detran.sp.gov.br, clique no menu Veículos e depois em Licenciamento anual.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes