Ditadura Militar. O que foi, o golpe militar e presidentes no regime

Perguntas e respostas sobre o que foi a Ditadura Militar, o que gerou o golpe, quantos e quais foram as presidentes durante a ditadura militar no Brasil. Veja as respostas.

Página Inicial

O que foi a Ditadura Militar?

Foi o período da história brasileira em que o país foi governado pelos militares. Essa época foi marcada pelo autoritarismo do governo. Teve início com um golpe no dia 31 de março de 1964 e terminou em 1985, quando acabou o mandato do último presidente militar.

O que gerou o golpe?

A crise que levou à ditadura militar começou com a renúncia do Presidente Jânio Quadros, em 1961. Seu vice João Goulart assumiu, criando um governo muito próximo de organizações ideológicas de esquerda. Esses movimentos eram crescentes na América Latina em razão de vários fatores geopolíticos. Anos antes, Cuba havia se tornado um país comunista e o mundo vivia a bipolaridade da Guerra Fria.

No dia 13 de março de 1964, Goulart fez um comício no Rio de Janeiro e defendeu reformas profundas na estrutura agrária, econômica e educacional do país. Os militares temiam um golpe comunista devido ao crescimento de organizações e guerrilhas dispostas a implantar a ditadura do proletariado no Brasil.

No dia 19 de março do mesmo ano, milhares de opositores do governo se reuniram para a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. A tensão política aumentava dia a dia, até que em 31 de março, tropas militares saíram às ruas, dando início ao golpe.

Como foi o começo da ditadura militar?

Já no dia 9 de abril de 1964, os militares decretaram o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Essa medida cassou mandatos políticos de opositores ao regime. O novo Presidente, o general Castello Branco, dissolveu partidos políticos e estabeleceu eleições indiretas para presidente.

A partir de 1968, a ditadura militar começou a perseguir e agredir opositores. Os alvos principais eram guerrilheiros comunistas, que combatiam com violência o regime e pretendiam impor outra ditadura, com um viés de extrema-esquerda.

Quantos presidentes teve a ditadura militar?

Ao todo, cinco. Castello Branco governou de 1964 a 1967. O general Arthur Costa e Silva assumiu em 1967 e foi presidente até 1969, quando sofreu um derrame cerebral. Os militares, então, criaram a Junta de Governativa Provisória, que governou o país por dois meses.

Emílio Garrastazu Médici assume em 30 de outubro de 1969 e governa até 1974. O penúltimo presidente foi Ernesto Geisel, que entregou o governo em 1979 a João Baptista Figueiredo. Em 1985, o Presidente Figueiredo devolveu o Brasil à democracia devido a forte pressão popular, dando fim à ditadura militar.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes