E-learning e a educação a distância no Brasil e no mundo

Perguntas e respostas sobre E-learning, EAD e a educação a distância no Brasil e no mundo. O que é faculdade a distância? Qual o futuro do EAD ou e-learning?

Página Inicial

O que é e-learning?

O termo e-learning é uma expressão em inglês que é usada para expressão o que nós conhecemos aqui no Brasil como Educação a Distância. Learning é uma palavra que pode ser traduzida como aprendizagem, conhecimento, saber, instrução ou erudição. Quando acompanhada da letra e no início indica que é virtual, eletrônico ou pela internet.

Nós encontramos situações similares com o e-mail para correio eletrônico, e-commerce com o comércio eletrônico, entre outros exemplos.

Qual a diferença entre e-learning e EAD?

Praticamente nenhuma, exceto pelo fato de a primeira ser usada em língua inglesa e a segunda em língua portuguesa, mais precisamente no Brasil. EAD significa Educação a Distância é envolve qualquer tipo de curso que é feito via internet ou utiliza outra modalidade remota de ensino e aprendizagem.

O que é faculdade a distância?

Faculdade a distância é um braço da EAD no Brasil. É uma modalidade em que faculdades e universidades brasileiras tem usado para oferecer cursos superiores através da modalidade EAD, para isto essas instituições precisam ser credenciadas pelo MEC e receber do mesmo a autorização para a oferta de cursos a distância.

A educação a distância no Brasil está limitada a faculdade a distância?

De maneira nenhuma. Como já citado anteriormente, as faculdades a distância são apenas parte de toda a estratégia EAD. Existem cursos técnicos, profissionalizantes, cursos de extensão, treinamentos empresariais, cursos livres e outras formas de ensino.

Existe educação a distância em outros países?

Sim. O termo e-learning, como explicado acima é usado inclusive para expressar em língua inglesa a educação a distância em seus respectivos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, as universidades americanas já trabalham com algum tipo de educação a distância a muito tempo. Argentina, Inglaterra, Austrália, entre outros também oferecem algum tipo de formação a distância, contudo, cada pais pode usar métodos diferentes para isso.

Qual o futuro do EAD ou e-learning?

Se considerarmos que no Brasil o índice de pessoas que tem curso superior é de apenas 11,27% (*) da população com idade igual ou superior a 25 anos, iremos perceber que existe um longo caminho a trilhar. Por outro lado, vemos a internet com enorme penetração em todas as camadas da sociedade. Isto nos leva a crer que a educação a distância deverá ser a principal ferramenta que governos e entidades privadas poderão e deverão usar para levar mais educação à esta enorme parcela da população que ainda não tem curso superior.

Fonte: Ministério da Educação



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes