Efeito Estufa. Causas, consequências e o que está sendo feito

Perguntas e respostas sobre o que é o efeito estufa, como ele é gerado e como a ação do homem contribui, quais as consequências e o que está sendo feito neste sentido.

Página Inicial

O que é o efeito estufa?

O efeito estufa nada mais é do que uma ‘ferramenta’ natural desenvolvida pelo nosso planeta para que a Terra seja mantida a uma média de 15 graus, ideal para possibilitar a vida dos humanos, animais, plantas e outros tipos de vidas.

Sem a presença natural do efeito estufa a Terra pode ficar extremamente fria, o que inviabilizaria a vida de muitas espécies, tanto animais quanto vegetais.

Como ele é gerado?

O efeito estufa parte da emissão dos gases poluentes na atmosfera, o que provoca uma grande gama de consequências para a fauna, flora, vegetação, clima e outros.

O aumento de toda a temperatura mundial assim como o derretimento das calotas polares são alguns dos exemplos no sentido ambiental.

Como a ação do homem contribui?

O homem cada vez mais potencializa o lado negativo do efeito estufa, uma vez que colabora gradativamente para o aumento da temperatura global, por meio de ações como a queima de combustível fóssil e muitas outras.

Estudos voltados para a disciplina confirmaram que, nos últimos 500 anos, o século XX foi o mais quente de todos os tempos.

Quais são as principais consequências?

Uma das grandes consequências do efeito estufa é que ele pode proporcionar o aumento no nível dos mares. Dessa forma, cidades litorâneas ou próximas aos oceanos poderão ser totalmente cobertas, desaparecendo do mapa.

Além disso, muitas serão as mudanças climáticas. Fenômenos ambientes como as tempestades, furacões, chuvas com enchentes e secas poderão acontecer com uma frequência muito maior.

A saúde dos indivíduos, a degradação constante dos espaços verdes, o derretimento das calotas polares, a diminuição na produção de alimentos (por conta da agricultura prejudicada) e o processo de desertificação em algumas áreas são algumas das principais consequências que esse efeito trará para a sociedade.

O que está sendo feito nesse sentido?

Para tentar evitar tais consequências, muitas são as organizações mundiais que se organizam com medidas para reduzir a emissão de gases e a própria poluição ambiental como um todo.

Um desses acordos é o famoso protocolo de Kyoto, fundado em 1997 e que já reúne integrantes em quase todo o mundo.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes