EJA e mundo do trabalho. Preconceito ou evolução?

O que é EJA é a sigla para Educação de Jovens e Adultos ou supletivo? Quem faz supletivo sofre preconceito no ambiente de trabalho? Qual a importância da educação para o mundo do trabalho?

Página Inicial

O que é EJA?

EJA é a sigla para Educação de Jovens e Adultos, a nova nomenclatura do antigo supletivo no Brasil. É uma modalidade de educação voltado a oferecer a formação do ensino fundamental e ensino médio a pessoas que não tiveram oportunidades de estudar na idade ideal ou por motivos diversos não conseguiram concluir.

Esta modalidade é oferecida tanto em escolas públicas como em escolas particulares a pessoas com 15 anos ou mais para o ensino fundamental e 18 anos ou mais para o ensino médio.

Qual a importância da educação para o mundo do trabalho?

A educação é um dos principais elementos para a melhora da condição de trabalho de uma pessoa. Segundo a Conference Board, são necessários quatro trabalhadores brasileiros para fazer o que um trabalhador americano faz. Esta constatação leva em conta as diferenças de educação de ambos.

Não resta dúvida então que quanto melhor o nível educacional de uma pessoa, mais chances de melhores oportunidades ele terá, bem como contribuirá de forma mais positiva com a mercado de trabalho como um todo.

Quem faz supletivo sofre preconceito no ambiente de trabalho?

Esta é uma questão bem interessante e é possível que em determinados ambientes isto possa acontecer, muito embora não deve-se acontecer. O problema do preconceito está nas pessoas, ou seja, o preconceito está enraizado em algumas pessoas e eles vão desenvolver isso de alguma forma, então, basta que algo seja um pouco diferente daquilo que eles considerem normal.

Mas na prática nenhuma pessoa deveria sofrer qualquer tipo de preconceito quando a forma de educação, raça, cor, religião ou qualquer outro.

EJA ou supletivo é evolução?

Para uma pessoa que já está na idade adulta, mas não concluiu seus estudos, o EJA ou o supletivo é sim uma forma de evolução. Nem sempre esta evolução significará ganhar mais dinheiro ou conseguir um emprego melhor, mas é uma evolução da própria pessoa não só no trabalho, mas em todos os ambientes, já que a educação cabe em qualquer lugar.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes