Empréstimo pessoal, o que é, quem pode fazer e como funciona

Perguntas e respostas sobre empréstimo pessoal. Quem pode realizar esse tipo de empréstimo, como funciona e se é possível solicitar o dinheiro pela internet, entre outras dúvidas.

Página Inicial

O que é um empréstimo pessoal?

Também denominado como “crédito pessoal”, esse é um tipo de empréstimo que pode ser realizado por pessoas físicas que tenham uma renda comprovável. A opção de empréstimo é oferecida por Bancos, Financeiras e Cooperativas de Crédito, sendo que as taxas de juros variam de instituição para instituição. Para receber a quantia aprovada no seu crédito pessoal, não é preciso informar onde o dinheiro será aplicado.

Quem pode realizar esse tipo de empréstimo?

– Pessoa física sem restrições no nome ou CPF*;

– Trabalhadores, aposentados e pensionistas que tenham um comprovante de renda fixa;

* Algumas instituições que operam linhas de crédito também podem solicitar a garantia de um fiador ou avalista.

Como funciona o crédito pessoal?

Ao solicitar um empréstimo pessoal, você deverá preencher uma ficha cadastral com todos os seus dados mais importantes. Esse cadastro, então, será analisado pelo Banco, Financeira ou Cooperativa de Crédito e, somente após essa análise, o seu empréstimo poderá ser aprovado ou não. O valor que você poderá financiar na instituição é calculado de acordo com a sua renda mensal apresentada através de documentos (holerites, contracheques e etc.).

Antes de receber o valor solicitado, você terá acesso a uma simulação do seu empréstimo pessoal, que é de fundamental importância para a sua análise já que é nela que estarão os valores, tais como o quanto você deverá pagar por mês à instituição, quais são as taxas de juros e a quantidade de parcelas contratadas. Caso esteja tudo certo com os dados e documentos que você apresentou, o empréstimo será liberado e, em alguns casos, você pode retirar o dinheiro imediatamente. O valor pode ser repassado em cheques ou depósito em sua conta-corrente.

É possível solicitar por telefone e/ou internet?

Sim. Os principais bancos do país, além de algumas financeiras bem conhecidas, já oferecem essas opções para os clientes. Veja se a instituição que você escolheu para solicitar o empréstimo pessoal oferece esses serviços. Se sim, basta preencher a ficha de cadastro com as suas informações e aguardar a resposta do Banco ou Financeira, que tem sete dias para responder a sua solicitação.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes