Engenheiro civil. O que ele faz, quanto ganha e comemoração do dia

Perguntas e respostas sobre a profissão de engenheiro civil. Qual a formação necessária. o que ele faz, quanto ganha e quando se comemora o seu dia dos profissionais de engenharia.

Página Inicial

O que faz um engenheiro civil?

Um engenheiro civil é o profissional que projeta casas, pontes, portos, aeroportos, prédios, estradas, estádios, estradas, ou seja, tudo que é ligado à construção civil. O profissional de engenharia civil é a pessoa que desenvolve todo o projeto inicial de uma obra. O engenheiro pode atuar também como supervisor, gerenciador ou diretor de projetos de construção em geral. É o engenheiro civil quem calcula e decide questões relacionadas às partes de saneamento, hidráulicas e elétricas de uma obra. É o engenheiro quem vai garantir que uma obra seja construída de forma correta.

Qual a formação necessária?

Para trabalhar nesta profissão é necessário ter a formação superior no curso de engenharia civil, que dura em média seis anos. A graduação em engenharia civil é um curso da área de exatas, o que exige que o futuro candidato se identifique com essa área, já que a maior parte da grade curricular do curso é voltada para as matérias como, por exemplo, matemática, física, algoritmos. Ou seja, a grade curricular do curso gira em torno do universo das exatas, por conta disso, é recomendável que o futuro profissional goste desse mundo, já que a base do curso e da vida de um engenheiro lida diariamente com cálculos.

Como é o mercado de trabalho?

O profissional de engenharia civil tem um campo amplo de atuação, pois pode trabalhar com o cargo mais conhecido da profissão, que é com o desenvolvimento direto de obras de construção, como também pode atuar internamente em empresas, focando mais na área de projeto de obras em si.

Qual a média salarial?

A média salarial de um engenheiro civil no inicio de carreira gira em torno de R$ 4.000,00 por mês. Já os profissionais mais experientes podem ganhar em torno de R$ 10.000,00 por mês.

Dia 11 de dezembro é o dia dedicado aos profissionais da engenharia

No Brasil, o dia 11 de dezembro é dedicado aos engenheiros. A data foi escolhida, pois foi nesse dia, no ano de 1933, que o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que regulamenta a profissão até hoje.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes