Face ou Facebook? .com ou .com.br, Brasil ou americano. Tira-duvidas

Perguntas e respostas sobre o Facebook, o uso do termo Face ou FB, a diferença dos domínios com a terminação .com ou .com.br e ainda a diferença entre a operação Brasil e o americano.

Página Inicial

O que é o Facebook?

É o nome do site e rede social de maior visibilidade da internet atualmente. A rede criada pelo americano Mark Zuckerberg, tornou-se um dos principais maios de comunicação e certamente a forma mais comum hoje de conectar as pessoas, estejam elas localmente ou remotamente.

O correto é Face ou Facebook?

A expressão Face é abrasileirada e tornou-se comum por aqui como uma forma abreviada para o nome do site. Esta é uma tendência muito forte no Brasil de dar apelidos as coisas, talvez até como uma forma carinhosa ou mais íntima de referir-se a pessoas, coisas ou objetos.

Qual a diferença de facebook.com e facebook.com.br?

Esta diferença ocorre por conta de uma política de nomes de sites, também chamado de domínios. Existem os domínios gTLD (Generic Top Level Domain), que são as extensões mais comuns e genéricas, como: .com, .net e .org, etc.

Existe também os domínios classificados como ccTLD – (Country Code Top Level Domain), que são domínios registrados e mantidos em cada país. Exemplos: Brasil (.br), Argentina (.ar), Estados Unidos (.us), Espanha (.es), Itália (.it), etc.

O facebook.com é o domínio principal por ser genérico, já o .com.br representa a versão em português, mas o site é o mesmo.

FB Brasil ou americano?

Neste caso talvez a referência seja mais voltada para a operação comercial do site, que no caso do Brasil é o escritório que a rede social mantem em São Paulo e cuida da operação Brasil do site. Já a versão americana é onde está a sede mundial do FB e fica na cidade de Menlo Park no estado americano da Califórnia, nas proximidades de São Francisco.

Por que o FB faz tanto sucesso no Brasil?

Acho que os brasileiros são pessoas como muita facilidade de relacionamento, amizades e contatos, isto facilitou a penetração da rede social que tem como objetivo proporcionar exatamente este tipo de interação entre elas.

Quais são as outras redes sociais?

Existem muitas redes sociais, algumas delas são pouco conhecidas pelo fato de serem segmentadas e portanto atinge públicos específicos. Nas redes mais genéricas, as mais conhecidas são: Youtube (vídos), Twitter (microblog), Google Plus (relacionamento de pessoas), Linkedin (profissional), entre outras.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes