Facee, Facebock ou facebokk? A rede social, o português e inglês

Perguntas e respostas sobre os termos Facee, Facebock ou facebokk? A rede social, o português e inglês, bem como outras dúvidas sobre grafia errada na internet.

Página Inicial

Facee, Facebock ou facebokk, qual é o correto?

Nenhum dos termos está correto, pelo menos não se estivermos nos referindo a rede social de maior popularidade no momento. Geralmente usa-se o termo Face (com apenas um e) como uma forma de abreviação, algo muito comum aqui no Brasil. Já os termos Facebock ou facebokk também não estão corretos, pois o primeiro termo tem um C a mais (CK) e o segundo termo em um K a mais e um O a menos. Lembrando que o nome correto é Facebook.

Por que as pessoas usam o termo face para fazer referência ao Facebook?

Face tornou-se uma forma carinhosa ou abreviada da rede social. A verdade é que o brasileiro tem o hábito de abreviar mesmo, fazemos isto com nome de pessoas, lugares e outros. Então não é de se estranhar que se fizesse isso também como o nome da rede social mais popular do momento.

Por que as pessoas confundem o nome com Facebock ou facebokk?

Acredito que seja o fato de ser um termo em inglês e com isto a dificuldade de escrever corretamente. As vezes as pessoas falam correto, mas escrevem errado, isto ocorre até com termos em português, imagina então em inglês.

Facebook é um termo em português ou inglês?

Em inglês. É importante considerar que boa parte, para não dizer quase toda a tecnologia que temos no país é de origem americana ou popularizada no idioma inglês. Então, os nomes de sites, produtos ou serviços de tecnologia, sempre chegarão até nós na língua inglesa.

Por que ele se tornou a rede social mais popular?

É difícil fazer uma afirmação com certeza, pois inúmeras outras redes sociais surgiram, mas não tiveram o mesmo sucesso que a companhia de Mark Zuckberg. Talvez o momento tenha beneficiado a rede, mas se existe outros fatores objetivos que teve papel fundamental, eu não conheço.

No filme Rede Social que conta a história do Facebook não dá para identificar nenhuma estratégia significativa, ou mesmo algo que pudesse ter ajudado a criar o sucesso que ela é hoje. O que sabemos, especialmente pelo filme é que houve muito dinheiro disponível, mas o crescimento parece que foi bastante natural.

Por que as pessoas escrevem errado na internet?

O hábito de escrever errado é comum para muitas pessoas, mas na internet parece que isto fica mais evidente. Facebook, Youtube, Hotmail e Wikipedia, por exemplo, são temos muito populares e que pode gerar alguma confusão nas pessoas na hora de escrever.

Algumas coisas ajudam a melhorar a escrita: leitura e a própria escrita.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes