Fachada ventilada. Ventilação cruzada, projeto e outros

Perguntas e respostas sobre fachada ventilada. O que é ventilação cruzada? Qual a importância de uma boa ventilação em casa? Veja as respostas a essas e outras perguntas.

Página Inicial

O que é uma fachada ventilada de uma casa?

É uma fachada onde os ventos podem soprar livremente e principalmente proporcionar a entrada de ar para dentro do imóvel. A ventilação depende da não existência de obstáculos, como muros altos e fechados ou construções muito grudadas umas nas outras que impede ou atrapalha a circulação de ar.

O que é ventilação cruzada?

Ventilação cruzada é um termo usado por arquitetos ou engenheiros e um dos itens mais importantes na elaboração de um projeto de uma casa ou prédio qualquer. A ventilação cruzada ocorre quando um cômodo ou mesmo a casa tem entrada e saída de ar, geralmente em posições opostas, assim o ar entra em uma abertura como porta ou janela e sair em outra abertura, criando assim a circulação de ar dentro do ambiente.

Qual a importância de uma boa ventilação em casa?

Primeiro que ela traz impactos diretos no conforto térmico da casa, pois sem ventilação a casa ficará abafada e quente. Depois, existem também outros fatores inclusive na saúde das pessoas, pois locais sem muita circulação de ar é mais propícia a fungos e outras coisas nocivas a saúde humana.

Como projetar uma casa pensando em ventilação?

O arquiteto geralmente tem a função de observar isto durante a elaboração do projeto. Mas para entender a melhor forma de projetar pensando em ventilação da fachada e consequentemente da casa é preciso levar em conta qual é a região do país onde a casa será construída e como funciona os ventos neste local. Você poderá consultar o serviço de meteorologia para saber quais as direções do vento em sua cidade ou mesmo observar isto por um período.

Além da ventilação, o que é importante também para a fachada?

A fachada é uma espécie de cartão de visita do imóvel e com isto existe também a preocupação estética da mesma. Desta forma, usar formas arquitetônicas adequadas ao seu imóvel é um bom começo, bem como usar cores e materiais que expressam bom gosto e estilo. Se possível, criar uma boa jardinagem, isto ajuda muito na aparência e bem-estar em uma casa.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes