Fases da lua. Nova, minguante, crescente e cheia

Perguntas e respostas sobre fases da lua como a minguante, crescente, cheia e nova. Quando ocorre cada uma delas, e os mitos que existem acerca deste importante e intrigante astro.

Página Inicial

Quantas fases tem a Lua?

A lua é um astro que passa por 4 fases, são elas:

  • Quarto minguante
  • Lua cheia
  • Quarto crescente
  • Lua nova.

Quando acontece a nova?

Acontece quando o Sol aparece do lado oposto e a face iluminada da Lua fica do lado oposto de quem observa.
Ela só pode ser vista durante eclipses solares o Horário em que a Lua nova nasce é por volta das 6 horas da manhã e horário que ela se põe é por volta das 18 horas.

Quando ocorre a crescente?

Ocorre no sétimo dia e meio após aparição da lua nova, tendo face limitada, podemos ver apenas a metade dela.
Ela nasce por volta do meio dia e se põe por volta da meia noite.

Quando ocorre a cheia?

A Lua cheia ocorre quando o sol ilumina toda a sua face visível (sol reflete em cheio) do satélite natural que nasce as 18:00 horas e se põe as 6:00 horas, para muitos sem dúvida é a fase mais bonita e completa da lua, podendo ser vista por inteiro em uma boa parte da noite.

Este é um período que muitos gostam de apreciá-la pela beleza e resplendor que ela oferece. Se você estiver em um local afastado da cidade e com a ausência de iluminação artificial é melhor ainda, pois assim é possível perceber que ela produz uma claridade muito forte, tornando a noite bem clara a ponto de você andar por estradas e locais sem iluminação com muita tranquilidade.

Quando ocorre a minguante?

A Lua minguante ocorre quando vemos metade da parte iluminada, ela nasce a meia noite e se põe ao meio dia.

O que causa a mudança de fase da Lua?

À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384 – 322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo Iluminado pelo Sol.

Existem mitos sobre as fases da Lua?

Sim existem vários mitos inclusive o mais conhecido pelas mulheres, o de cortar os cabelos, crianças costumam nascer em viradas de lua, para fazer um empreendimento ser bem divulgado ou terminar uma tarefa, dietas que são feitas durante as fases da lua, etc. As fases da Lua também deram origem a muitos contos e lendas.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes