Financiamento de terreno, apartamento ou para construção

Casa ou apartamento, existe diferença de financiamento? É possível financiar a construção de uma casa ou a compra de um terreno? Quais as vantagens e desvantagens de financiar um imóvel?

Página Inicial

Existe financiamento para compra de terreno?

Sim, existe. O financiamento de imóveis é bastante amplo e inclui também a possibilidade de compra de terrenos. Eu vendi um terreno e a pessoa que comprou optou por financiar a compra e acompanhei o processo.

Pelo que deu para entender existe algumas diferenças em relação ao modelo tradicional para a compra de casa pronta. A taxa de juros parece que foi diferenciada, mais alta e também neste modelo não era possível usar recursos do FGTS para abatimento do valor a ser financiado. Mas por outro lado e por uma questão interna da Caixa, o processo de aprovação é mais rápido, apesar de ter demorado bastante no meu caso.

É possível financiar a construção de uma casa?

A construção de uma casa também pode ser financiada e ela é indicada para pessoas que já tem o terreno, mas não tem o dinheiro para fazer a construção e por isso poderá recorrer aos bancos para buscar crédito para a construção.

A Caixa faz este tipo de financiamento e se não houve nenhuma mudança, o processo é mais ou menos o seguinte:

Você dá a entrada na documentação sua e do terreno, bem como o projeto da construção que deverá constar as etapas da obra. Estando tudo ok, eles aprovam o financiamento e dão o sinal verde para você iniciar a obra. Você deverá executar a primeira etapa com recursos próprios e quando terminar será feito uma vistoria e estando completa o dinheiro referente a primeira etapa é liberada e você pode começar a segunda etapa que deverá ser feita com recursos próprios e terminando eles pagam a segunda etapa, e assim por diante.

Casa ou apartamento, existe diferença de financiamento?

Teoricamente não há diferenças em termo de crédito imobiliário, ou seja, não existe linhas de financiamento para casas e outras para apartamentos. Existe algumas pequenas diferenças para imóveis novos ou usados, residenciais e comerciais, mas não para o tipo de edificação, exceto para casas de madeira que não podem ser financiadas.

Quais as vantagens de financiar um imóvel qualquer?

A grande vantagem e principal bandeira que é levantada neste caso é o fato de que você vai sair do aluguel e ter a sua casa própria. Muitos usam o argumento de que o valor que você paga de aluguel dá para pagar a prestação de uma casa, a diferença é que no segundo caso a casa é sua e ninguém vai pedir a casa.

E as desvantagens?

A taxa de juros que ainda é alta no Brasil, exceto nos casos de subsídio, como no programa Minha Casa Minha Vida. Quando você começa a pagar as primeiras prestações de um financiamento habitacional, perceberá que o valor que você paga, a maior parte é para pagar os juros e não amortizar a dívida propriamente dita.

Também deve ser considerar o longo prazo para pagamento que pode chegar a 420 meses ou 35 anos. Isto é muito tempo e muita coisa pode acontecer neste período. Portanto é um compromisso de longo prazo.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes