Fogão cooktop. Quantidade de bocas, vantagens e desvantagens

Perguntas e respostas sobre o fogão cooktop. Ele tem pé ou algum suporte para ser colocado em cima? Quantas bocas tem este fogão? Quais as vantagens e desvantagens dele?

Página Inicial

O que é um fogão cooktop?

É um tipo de fogão que é composto apenas pela parte dos queimadores, sem o forno e que o mesmo é posicionado, geralmente sobre uma estrutura de pedra, como a pia de uma casa ou o balcão que acompanha a pia.

O cooktop tem forno?

Não. Ele é apenas a parte de cima, vamos assim dizer, do fogão tradicional e portanto ele serve apenas para cozinhar e não para assar.

Ele tem pé ou algum suporte para ser colocado em cima?

Não. O fogão cooktop requer um planejamento da sua cozinha para poder usá-lo. Normalmente a pedra do balcão que acompanha a pia, tem que ser recortada pela marmoraria fazendo um furo nela exatamente do tamanho da base do fogão e assim ele é posicionado neste buraco da pedra.

Posso mandar furar a pedra e depois comprar o cooktop?

Não é recomendado fazer isso. Primeiro compre o modelo desejado e peça para a marmoraria fazer o furo levando em conta o modelo que você tem, pois poderá ocorrer diferenças e ela não ajustar em um espaço pronto.

Quer dizer que o fogão fica em cima da pedra do balção?

Sim, fica em cima da pedra e ai cabe a você planejar o melhor local do balcão para furar. A escolha deste tipo de fogão e seu local deve fazer parte do planejamento da cozinha como um todo.

Quantas bocas tem este fogão?

Já tivemos modelos de 5 bocas e agora temos de 4. Nunca vi modelos de 6 bocas, que aliás os próprios fogões tradicionais parece que não são fabricados mais com 6 bocas.

Quais as vantagens dele em relação ao fogão tradicional?

Ele não ocupa espaço vertical e com isso abaixo dele na pedra do balção, você pode fazer armário embutido ou mesmo planejar o espaço para um forno elétrico, por exemplo. É fácil de limpar, pois tem só a parte de cima. É esteticamente mais bonito, entre outros.

Quais as desvantagens dele em relação ao fogão tradicional?

Acho que a principal desvantagem é o fato de você ter de comprar um forno a parte. Para quem está acostumado com o fogão tradicional, isto no início pode ser mais complicado, mas fora isso, não vejo nenhuma desvantagem.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes