Goiânia. Acidente nuclear de 1987, economia e cultura

Perguntas e respostas sobre a cidade de Goiânia. O que foi o acidente nuclear de 1987? Qual a estrutura cultural e educacional da capital do estado de Goiás?

Página Inicial

O que é a cidade?

Goiânia é um município brasileiro e a capital do estado de Goiás. Está localizada na mesorregião do Centro Goiano, a 209 km de Brasília, a capital nacional do Brasil. É comumente conhecida como “Capital do Cerrado”, “Cidade da eterna primavera” e apelidada de “Gyn”.

Quando foi criada?

Goiânia foi projetada na Era Varguista para ser a capital política e administrativa de GO. Fundada em 24 de outubro de 1933, a cidade possui apenas 82 anos, mas já é considerada a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, a 13ª região metropolitana mais populosa do país e a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, superada apenas por Brasília. Além disso, Goiânia é a capital brasileira que possui mais área verde por habitante do Brasil, ultrapassada apenas por Edmonton (Canadá) em todo o mundo.

O que foi o acidente nuclear de 1987?

Goiânia é conhecida por ter em seu histórico o mais grave acidente radiológico já ocorrido no continente americano e em área urbana. Em setembro de 1987, mais de 240 pessoas foram expostas à substância Césio-137 quando dois catadores de lixo desmontaram um aparelho de radioterapia e encontraram a substância de cor azul dentro dele. O caso repercutiu muito na época e é lembrado até hoje.

O que move a economia?

Considerada a 22ª cidade mais rica do Brasil, Goiânia é caracterizada por seu forte setor terciário, com destaque para as áreas da saúde, atividade imobiliária e administração pública. Gera muitos empregos por ano, abrangendo a maior parte da população ativa.

Qual a estrutura cultural?

– Música: Goiânia é conhecida por dar corpo a duplas sertanejas (universitárias ou não). Duplas como Zezé Di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo iniciaram sua carreira na capital. A cidade também é ponto de encontro de festivais conhecidos como o Cerrado Rock Festival e o Villa Mix;

– Atrações turísticas: a capital possui um grande acervo arquitetônico, parques, boa gastronomia e feiras (a maioria hippies) que chamam a atenção de turistas nacionais e internacionais que passam pela cidade. As noites goianas são marcadas por bares, restaurantes, cafés e boates para todos os gostos.

Educação em Goiânia?

Goiânia tem um sistema de ensino primário e secundário, público e privado, e também ensino técnico. No ensino superior público destaca-se a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal Goiano (IFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG); no privado, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e a Faculdade Alves Faria.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes