Home Office ou Escritório em Casa. Perguntas e Respostas

Perguntas e respostas sobre o modelo de trabalho conhecido com Home Office e veja as vantagens e desvantagens de ter um escritório em casa para trabalhar.

Página Inicial

O que significa Home Office?

O termo Home Office significa escritório em casa e pode ser entendido de duas formas. A primeira é no sentido de ter um espaço físico usado como escritório dentro da sua casa, já o segundo é complementar a esse e indica um modelo de trabalho onde a pessoa não só tem um escritório, como também trabalha em casa.

Para que serve um escritório em casa?

Muitas pessoas usam apenas como um espaço para atividades temporárias ou pequenas atividades nos finais de semana ou a noite. São pessoas que trabalham fora, mas tem o Home Office para atividades complementares ou distintas.

Outras pessoas adotam o modelo de Home Office com atividade principal e trabalham em casa seja como profissional autônomo ou funcionário de uma empresa que usa este modelo de trabalho.

Trabalhar em casa é uma boa alternativa?

Em muitos casos sim. Existem algumas atividades que podem ser feitas com muita autonomia e nesses casos o modelo pode ser muito proveitoso. Já em atividades onde a necessidade de estar presente na empresa ou no caso de atendimento físico a clientes, a modalidade pode não ser tão viável assim.

O modelo de Home Office é comum no Brasil?

Ele ainda não é tão forte, mas está crescendo. Vez ou outra aparece na mídia reportagens e exemplos de pessoas que adotaram o modelo de trabalho em casa, seja por opção ou que a própria empresa tenha adotado. A verdade é que ele só tende a crescer, levando em conta as dificuldades cada vez maiores de locomoção e a melhoria da tecnologia que apoia muito este modelo.

Quais as vantagens de trabalhar em casa?

Qualidade de vida, este é o principal fator. Eu trabalho em casa e desde que adotei o modelo não quis largar dele mais. Não precisar enfrentar trânsito, rotinas totalmente adaptáveis, fazer meu próprio horário, trabalhar no conforto de casa e estar perto da família, são coisas valorosas demais.

Quais as desvantagens de trabalhar em casa?

Você é muito mais tentado a não trabalhar e tem fortes concorrentes como a TV, o sofá, entre outros. Existe também um grande problema chamado geladeira que se você não se policiar a coisa complica.

Também conta o fato das pessoas pensarem que pelo fato de trabalhar em casa você pode fazer tudo para elas, como ir ao banco, buscar na escola, levar para o treino, etc. Na verdade é preciso saber separar trabalho e atividades comuns de casa, caso contrário poderá haver danos na sua produtividade.

Mas será que as empresas apoiam a ideia de seus funcionários trabalharem em casa?

Muitas já apoiam e até incentivam o modelo, mas ainda é um grande tabu, especialmente pelos problemas de controle de produção, questões legais, trabalhistas e outros. Creio que ainda temos que evoluir um pouco nisso.

Quais as dicas para montar um escritório em casa?

Quando eu construí a minha casa, o escritório foi uma peça chave e discuti muito com a arquiteta a melhor posição dele. O ideal é que ele fique em uma posição confortável na casa, como boa iluminação e ventilação. Vale também comprar moveis e decoração específicas para o espaço que você tem.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes