Janela para banheiro, sala e cozinha

Perguntas e respostas sobre o uso de Janela para banheiro, sala e cozinha. Qual material ideal para janela da sala? Quais os cuidados ao projetar a janela da sala e cozinha?

Página Inicial

Qual material ideal para janela da sala?

Atualmente tem se usado mais o vidro para janelas de sala. Isto acontece com mais frequência em construções com estilos mais modernos como em médio e alto padrão. Mas além do vidro é comum também o uso de alumínio, muito embora o vidro ainda seja mais indicado para essas situações.

Qual o tamanho mais indicado para janela de banheiro?

Primeiro é preciso considerar o tamanho do banheiro, pois isto é importante é necessário para pensarmos no tamanho da janela. Quando você compra os modelos prontos, geralmente as medidas giram em torno de 60 e 80 centímetros, mas quando você manda fazer de vidro, poderá optar pelo tamanho que for preciso. Se este for o caso, creio que 1 metro de largura por 50 centímetros de altura seja um tamanho ideal, sem contar que fica aparentemente bonito.

A janela a cozinha deve ficar em cima da pia?

Esta é uma prática que tem sido empregada com muita frequência e inclusive já é bem tradicional este tipo de uso. Não sei se é pelo costume que já temos, mas imagine você lavando louças em uma pia e diante de você uma parede? Parece estranho né? Se é que você tem o hábito de lavar louças.

Diante disso, creio que a resposta seja afirmativa, ou seja, o ideal é que a pia fique sim abaixo da janela.

Quais os cuidados ao projetar a janela do banheiro?

A altura dela em relação a parede é uma preocupação que você precisa ter, especialmente se do outro lado houver possibilidade de acesso de pessoas. Normalmente em casos assim é comum as pessoas colocarem a janela bem alta para evitar o contato visual de quem está do lado de fora. Se não for possível colocar a janela alta é preciso pensar em um vidro que não possibilite o contato visual.

Quais os cuidados ao projetar a janela da sala e cozinha?

No caso da cozinha é preciso pensar em uma largura ideal, como por exemplo dois metros para se obter boa ventilação e iluminação. A posição dela conforme já respondido acima também é importante e neste caso por convenção concluímos que deve ser em cima da pia.

Já na janela da sala é preciso ter mais cuidado estético, uma vez que na maioria dos casos ela terá acesso visual de quem passa na rua e com isso é importante pensar na privacidade, estética e até em segurança.

Janelas altas para a sala é uma tendência?

Sim. Este tipo de janela, geralmente altas e finas, estão sim na moda e constituem uma tendência para as construções de casa. O que acontece é que as pessoas tem optado pelo chamado pé direito duplo ou pelo menos com o pé direito mais alto para a sala e com isso requer de fato uma janela mais alta para permitir o aproveitamento da parede.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes