Lei seca RJ e SP resumo. Objetivos, bafômetro e prisão

Perguntas e respostas sobre Lei seca RJ e SP resumo. Como é feita a prisão em flagrante por dirigir alcoolizado? Sou obrigado a fazer o teste de bafômetro? Veja essas e outras dúvidas.

Página Inicial

Quais são os objetivos da lei seca no RJ?

A lei seca no RJ busca combater os casos de embriaguez ao volante, ou seja, busca diminuir os acidentes causados pela bebida alcoólica, muitas pessoas desconhecem que embriaguez ao dirigir é crime grave. Muito antes da lei seca ser aprovada no RJ já haviam algumas leis para combater o ato, a única coisa que fez a lei seca foi deixar esses atos mais rigorosos.

Por que devo me manter atualizado sobre isso?

As leis mudam com bastante frequência, então deve ser tomado o devido cuidado para não se orientar com leis antigas que não são mais validas, pois qualquer medida tomada seguindo uma lei que não é mais valida pode resultar em sérias complicações.

Quais as consequências da Lei seca?

O motorista que for pego dirigindo embriagado, ou qualquer coisa do gênero que prove alteração de comportamento poderá ser sentenciado na pena de 6 meses de prisão á três anos, suspensão da CNH, proibição de dirigir veiculo automotor ou até mesmo pagar uma multa de 1.915,40 reais.

Qual a utilidade do bafômetro?

O bafômetro serve para medir o volume alcoólico do condutor, na tentativa de incriminar caso esteja embriagado, quando for apontado um volume de álcool pelo bafómetro o teste é feito novamente, para isso será necessário esperar 15 minutos, se for comprovado que o motorista ingeriu bebida alcoólica as punições serão aplicadas.

Por que ela ficou mais rígida em cidades brasileiras inclusive SP?

O motivo da lei ter ficado mais rígida foi o aumento de acidentes graves causado por motoristas bêbados, o motivo também foi mais requisitado devido ao drama que as famílias das vitimas passavam por causa do ocorrido, a lei ficou mais rígida para inibir o motorista de beber e depois sair por ai com grandes chances de causar um acidente.

Como é feita a prisão em flagrante por embriagues?

Só será feita a prisão em flagrante se for pego o motorista dirigindo em estado anormal, colocando em perigo a vida de terceiros, geralmente a prisão em flagrante é considerado abuso de patente, pois quem deve tomar as atitudes é o juiz.

Sou obrigado a fazer o teste de bafômetro?

A constituição fala que ninguém é obrigado a fazer o teste do bafômetro, para produzir provas contra si mesmo, mais á lei fala que se o motorista se recusar a fazer o teste do bafômetro perderá a carteira por um ano.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes