Maestro e sua atuação no mercado da música

Perguntas e respostas sobre a profissão de maestro. Qual é a atuação do maestro no mercado de música? Há alguma formação obrigatória? Quais são suas principais atividades?

Página Inicial

O que é o maestro?

O maestro, que também pode ser chamado de condutor ou regente, é o profissional que se responsabiliza por conduzir e oferecer unidade a um grande número de instrumentos musicais ou vocais, ou melhor, a um contingente completo e repleto de artistas que cantem ou toquem instrumentos específicos.

Pois é: organizar as vozes e até mesmo os sons que saem de cada um dos instrumentos para que, em conjunto, formem um som claro e bem feito, certamente não é uma tarefa nada simples. E isso é o que motiva o fato do maestro ser um dos profissionais mais experientes na música.

Qual é a atuação do maestro no mercado de música?

O maestro é quem conduz todos os músicos de um determinado contingente de sons – sejam eles vocais ou instrumentais. Ele faz com que todos os músicos sigam claramente o tempo, a marcação e a própria harmonia das notas, para que juntos, concluam a partitura executada de maneira completa e suave.

O maestro ainda é o profissional músico que se responsabiliza por não permitir que a dinâmica musical ali presente se perca, mesmo quando executada por um grande conjunto. Ele é quem garante a métrica musical do contingente.

Há alguma formação obrigatória?

Não existe um curso específico para formação em maestro. Há algum tempo, muitos dos mais famosos e renomados maestros do mundo nem sequer possuíam cursos de formação na área, sendo seus conhecimentos baseados principalmente na tentativa e na própria experiência.

Mas, atualmente, o curso tanto de licenciatura como de bacharelado em música já é uma realidade, e dessa forma, os maestros mais profissionais e experientes no mercado devem ter a conclusão do mesmo, com duração de quatro anos.

Dicas para se tornar maestro?

Certamente a formação técnica é fundamental, mas mesmo assim, ela não é nada se não for atrelada com a criatividade pela qual os músicos mais populares e renomados também têm.

Quais são suas principais atividades?

O maestro é responsável pelo estudo das partituras e músicas. Dessa forma, ele ensaia as passadas dos músicos em conjunto, estuda os tempos métricos e a música como um todo, seja ela tocada por meio dos sons vocais e/ou instrumentais.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes