Magistério. História, pré-requisitos e atualidade

Perguntas e respostas sobre magistério. Como era possível ingressar nesta carreira? Desde quando existe esta carreira? Como ele é regularizado no Brasil e substituição pela pedagogia.

Página Inicial

O que é magistério?

Magistério era o exercício da profissão de professor para educação infantil, que era adquirida por alunos do ensino médio, tendo validade como um ensino técnico de hoje em dia, uma vez que não era necessária a conclusão no ensino superior e sim oferecido no ensino médio.

Como era possível ingressar nesta carreira?

Para tornar-se professor de educação infantil, das séries iniciais, era possível ingressar através do magistério, já as demais precisavam de formação profissional na área desejada para ensinar determinadas matérias.

Quais eram os pré-requisitos?

Cada escola ofertava o magistério de uma forma, podendo ser realizado durante o ensino médio, como um curso técnico, ou após. Era possível dar aulas durante a realização do ensino médio, ou após sua conclusão. A formação era oferecida no segundo grau do magistério, podendo realizar as aulas depois da conclusão, ou enquanto o aluno cursasse o ensino médio.

Desde quando existe esta carreira?

A carreira de magistério existiu por muito tempo, mas não é mais considerada, pois esta forma de exercer a profissão de professor se dá apenas por meio

Ainda é possível ingressar no magistério?

Não. Atualmente ele não existe mais e esta opção de carreira terminou há muitos anos, em meados dos anos 90 ele chegou ao fim. Foi feita uma reforma no sistema de ensino e o ministério da educação implantou outros métodos de ensino.

Atualmente é necessário fazer o curso superior de pedagogia para poder atuar como professor de ensino fundamental, seja em creche ou nos anos iniciais do ensino fundamental.

Como ele é regularizado no Brasil?

Atualmente, o magistério não existe mais, uma vez que os professores de qualquer nível de ensino, precisam de especialização e mais experiência. Para ser professor de ensino infantil, é preciso cursar uma faculdade e ser licenciado, ou cursar pedagogia, em caso de ensino infantil e fundamental.

Ele era obrigatório no ensino médio?

Não. O magistério era opcional, por se tratar de uma forma de carreira, que dependia da vontade do aluno. Como o magistério consistia em formação profissional para educadores do ensino infantil, não era obrigatório, contava como um ensino técnico voltado para a área que o aluno desejasse. Nem todos os jovens tinham interesse em seguir a carreira de professores, o que implicava na não obrigatoriedade de exercícios da profissão do magistério.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes