Magnetismo. Eletroimã, magnetização e campos magnéticos

Perguntas e respostas sobre magnetismo. O que é eletroímã? Como se pode determinar um campo magnético experimentalmente? Porque temos que aprender magnetismo?

Página Inicial

Como se explica atração do ferro,esteja ele em pedacinhos(linhaça) ou em pedaços maiores,por um imã permanente?

Admitindo-se que o ferro na presença de um imãpermanente também se imanta.Assim,ocorre uma sobreposição do campo magnético criado pelo imã permanente e o campo do ferro imantado.

Porque temos que aprender magnetismo?

Como é um fenômeno intimamente ligado à eletricidade e aos fenômenos elétricos,o Magnetismo não poderia ser deixado de lado.Além disso, a perpectiva de uma revolução tecnológica por meio da criação de supermagnetos gerados por supercondutores,considerados tecnologia de ponta e de importância estratégica,certamente despertarão interesse ao nosso conhecimento.

Magnetismo o que é?

Parte da física que estuda fenômenos relacionados às propriedades particulares dos ímãs naturais(substâncias que possuem a propriedades de se atrair entre si ou outros corpos),é talvez o mais importante de todo o campo da eletricidade e da engenharia elétrica.Sem magnetismo não existiriam motores nem grandes geradores elétricos que possibilitam o fornecimento de eletricidade a longas distância.O magnetismofaz funcionar as bússolas que guiam barcos e aviõesmodernos.Possibilitou a invençãodo telefone,do rádio e do telégrafo.
A primeira teoria moderna sobre a naturezados fenômenos magnéticosfoi elaboradapor Wilhelm Weber, em 1852,que acreditava que as moléculas das substâncias magnéticas eram minúsculos magnetos.Mais tarde, em 1873 ,Maxwell,desenvolvendo as ideias de Weber,enunciou o efeito combinado de eletricidade e do magnetismo ques se manifesta no espaço,dando origem ao campo eletromagnético.

Podemos dividir os materias imantados pela presença de campos magnéticos em três grupos são eles?

.Paramagnéticos:são aqueles que,quando colocados,num campo magnético,magnetiza-se de modo a provocar um pequeno aumento do campo magnético num ponto qualquer.Alumínio,magnésio,platina,sulfato de cobre,são exemplos desses materiais.
.Diamagnéticos:são aqueles que,quando colocados num campo magnético,magnetizam-se de modo a provocar uma peuqena diminuição do campo magnético num ponto qualquer.Bismuto,cobre,água,ouro,chumbo são exemplos desses materias.
.Ferromagnéticos:são um pequeno grupo,encontrado na natureza,com características bem diferentes dos grupos anteriores.Esses materias magnetizam -se fortemente quando colocados num campo magnético,estabelecendo um campo magnético muitas vezes maior do que o campo aplicado sobre eles.

O que é eletroímã?

Podemos chamar de eletroímã a um dispositivo constituído de ferro doce(ferro aquecido e esfriado lentamente).Ao redor do ferro doce são enroladas espiras com fio condutor,de modo que quando uma corrente passa,ocorra a magnetização e,quando cessa a corrente,cessa a magnetização.

Qual a influência da temperatura sobre a magnetização?

Exemplo um prego é atraído por um ímã permanente.Se aquecermos o prego,ele continuará sendo atraído pelo imã enquanto a temperatura não ficar muito alta.Acima de um certo valor de temperatura,o prego deixará de ser atraído pelo ímã.

Como se pode determinar um campo magnético experimentalmente?

Colocando-se uma limalha de ferro sobre uma cartolina e o ímã por baixo da cartolina.Uma vez colocado o ímã,as limalhas de ferro ficarão posicionadas de forma que indique as linhas de indução.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes