Maturidade. Conceito e vantagens de pessoas maduras

Perguntas e respostas sobre o que é maturidade emocional. As pessoas maduras emocionalmente aprendem mais ou é é mais disciplinada? Elas tem uma boa formação moral?

Página Inicial

O que é maturidade emocional?

A maturidade emocional pode ser definida como algo muito parecido com a inteligência emocional e cuja principal característica seja a boa tolerância a frustrações e contrariedade.

A pessoa com maturidade gosta de ser contrariada?

Não. Não é que a pessoa madura goste de ser contrariada ou gosta de frustração. Ela se aborrece e se chateia com as frustrações tanto quanto todas as outras pessoas porém, ao invés de reagirem e descarregarem essa irritação em cima de outras pessoas, aguenta bem esse tranco e arrumam uma maneira de se livrarem desse desconforto e amargor por conta própria. Então essa boa tolerância a frustração não significa que a pessoa seja mais dócil, significa que ela apenas suporta melhor e não acha necessário envolver ou prejudicar outras pessoas por causa do desconforto.

Uma pessoa madura tem uma boa formação moral?

Sim. Outro ponto de uma pessoa com maturidade é uma boa evolução moral, ou seja, uma pessoa que não seja nem exageradamente egoísta e nem exageradamente generosa, ou seja, uma pessoa equilibrada e temperada nesse aspecto mais perto do ponto de justiça.

Elas são mais cuidadosas?

Outra característica importantíssima da maturidade é a habilidade de delicadeza no trato com as pessoas. São pessoas com competência para ser uma pessoa cuidadosa, muito preocupada em não ferir, preocupada em não magoar. Respeitosa com a sensibilidade e vaidade da outra pessoa.

São mais constante?

Sim. Uma pessoa madura tem a característica de ser uma pessoa de humor razoavelmente estável e constante, cuja as variações oscilam em função basicamente dos fatos, não em função de outras características, ou seja, porque acordou nervoso aquele dia, então sai desabafando e agredindo ou gritando com as pessoas. A pessoa com maturidade emocional fica alegre, fica triste, fica irritada, fica aborrecida, mas, sempre sob controle e em função de acontecimentos e não uma pessoa que se descontrola com muita facilidade.

A pessoa emocionalmente madura é mais disciplinada?

Sim. A pessoa emocionalmente madura é mais disciplinada, ou seja, ela tem controle razoável sobre as suas emoções. Disciplina significa um controle racional, sobre a preguiça, mas também sobre a raiva, sobre a inveja, sobre o ciúmes, etc. Uma pessoa que tem por dentro algum domínio sobre si mesmo e é uma pessoa que administra bem a si mesmo. Ela vive em função da sua racionalidade.

Elas aprendem mais?

Sim. Um fato sobre as pessoas com maturidade emocional e inteligência emocional é que estão em constante evolução. Elas aprendem mais com os erros justamente por serem criaturas mais ou menos ousadas. Elas geralmente não tem medo do fracasso, elas não tem medo de errar. Elas erram, aprendem com isso, e por isso mesmo estão em evolução o tempo todo. Evoluem e conseguem atingir graus cada vez mais sofisticados de auto conhecimento e de domínio sobre si mesmo.
E é isso que médicos psiquiatras dizem sobre a maturidade.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes