Médico alergologista. Campo de estudo, formação e outros

Perguntas e respostas sobre o profissional alergologista, qual seu objeto de estudo, qual seu campo de conhecimento, entre outras respostas a perguntas relacionadas a esta profissão.

Página Inicial

O que é?

O profissional alergologista é aquele que tem como principal responsabilidade a conservação ou restituição da saúde humana, tratando moléstias e demais disfunções nos indivíduos.

Qual seu objeto de estudo?

O alergologista tem como único e principal objeto de estudo a própria saúde humana. Ele atua na pesquisa e no tratamento de disfunções dos seres humanos, escolhendo quais são também os melhores métodos de prevenção e tratamento para combate pleno das mesmas.

Qual seu campo de conhecimento?

O alergologista é um profissional que se dedica ao conhecimento pleno de órgãos, aparelhos e demais sistemas do corpo humano, motivo pelo qual pode realizar diagnósticos, solicitar exames, prescrever medicações e ainda realizar possíveis cirurgias – desde que necessárias para combate de doenças de origem alérgicas.

Além disso, o profissional alergologista também pode trabalhar na pesquisa de novos métodos de tratamento, assim como equipamentos e até mesmo possíveis drogas/medicamentos que possam contribuir para o tratamento de doenças alérgicas.

Alergologista é médico?

Sim, o alergologista é um médico e por isso precisa de diploma e demais especializações médicas.

O alergologista, por sua vez, é o médico especializado tanto no diagnóstico como no tratamento de doenças alérgicas.

O termo ‘alergologista’ acabou caindo em desuso uma vez que a especialidade da medicina que se dedica para esse tratamento é a imunoalergologia. A denominação oficial desta especialidade, por sua vez, é a de Alergia e Imunologia.

Dessa forma, o médico especializado no tratamento e na prevenção de doenças alérgicas também deve ter conhecimento avançado sobre o próprio funcionamento do nosso sistema imune, diagnosticando e tratando quaisquer alterações que possam ocorrer no mesmo.

Qual a formação necessária?

Visto que o profissional alergologista também é um médico com especialidades, ele deve seguir a carreira da medicina, realizando curso superior na área e posteriormente, direcionando a sua carreira para a especialidade de doenças alérgicas e sistema imunológico.

O médico que se especializa em Alergia e em Imunologia, em território brasileiro, deve ter qualificação aprovada por estabelecimentos credenciados como é o caso da AMB – Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – e CNRM – Programa de Resistência Médica em Alergia e Imunopatologia.

Com tais títulos já obtidos o profissional pode realizar o seu registro específico no CRM – Conselho Regional de Medicina.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes