Médico gastroenterologia. Endoscopia digestiva, doenças e outros

Perguntas e respostas sobre o médico gastroenterologia. Quais são as doenças gastroenterológicas consideradas mais comuns? O que é a endoscopia digestiva?

Página Inicial

O que é a gastroenterologia?

A gastroenterologia é o ramo da medicina que trata dos transtornos relacionados ao sistema digestivo, tais como causas, sintomas e métodos de prevenção.

Os médicos gastroenterologistas são os profissionais que atuam na realização de exames, nos diagnósticos, prescrição de receitas e demais funções relacionadas ao trato do aparelho digestivo.

Quais são as doenças gastroenterológicas consideradas mais comuns?

As enfermidades consideradas mais comuns atualmente são a colite ulcerosa, diverticulose cólica, cancro do cólon e reto, hemorragia digestiva, litíase biliar, doença do refluxo gastroesofágico e a úlcera séptica.

O que é a endoscopia digestiva?

É um procedimento técnico realizado com o intuito de visualizar o tubo digestivo superior, desde a boca até a região do duodeno, por meio de um artefato flexível dotado de uma minúscula câmera na extremidade. A câmera transmite as imagens captadas para um monitor.

O artefato flexível, que é um tubo conhecido como endoscópio, é introduzido na boca e atravessa a garganta e o esôfago.

A endoscopia digestiva é um processo usado para efetuar o diagnóstico de doenças que afligem o esôfago, o duodeno e o estômago.

Após o término da endoscopia, o endoscópio é removido de forma gradual pela boca.

Esse processo é recomendado para a investigação de sintomas, tais como náuseas, dor abdominal, vômitos, dificuldade de engolir, hemorragia digestiva, entre outros males.

Qual é a formação acadêmica de um profissional que atua nessa área?

O médico gastroenterologista deve necessariamente finalizar, além do curso de medicina, uma residência médica e ser admitido no concurso para obter o título de especialista concedido pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Onde o médico gastroenterologista pode atuar?

Esse profissional pode atender em clínicas, hospitais públicos ou privados, além de centros destinados para a gastroenterologia. Além disso, pode também atuar no ramo acadêmico, efetuando pesquisas científicas.

Qual o perfil necessário para ser um bom profissional dessa área?

O profissional que optar pelo ramo da medicina gastroenterológica deve ser dinâmico, comunicativo, possuir afinidade com os campos da biologia, bioquímica, anatomia e química.

Qual é a origem do termo gastroenterologia?

A palavra é oriunda do termo grego “gastro”, que significa estômago; “entero”, que significa intestino; e “logia”, que remete ao significado de estudo.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes