Merenda escolar. Como ele funciona, direitos humanos e outros

Perguntas e respostas sobre merenda escolar. Após 61 anos de existência como está atualmente o Programa Nacional de Alimentação Escolar? Como ele funciona, direitos humanos e outros

Página Inicial

O que é a merenda escolar?

Merenda escolar ou merenda garante uma refeição que crianças tem direito dentro das escolas durante os intervalos de aula.

Quando foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar?

Seu nome inicial era campanha da merenda escolar que surgiu em 1955, por decreto ao Ministério de Educação (MEC), em 1979 teve o nome alterado para Programa Nacional de Alimentação Escolar e foi incorporado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no ano de 1997,

Após 61 anos de existência como está atualmente o Programa Nacional de Alimentação Escolar?

Após os 60 anos de funcionamento o PNAE é o maior programa nacional na alimentação e nutrição do pais e cobre quase 100% do território desde que foi criado e um dos maiores programas que cuida da alimentação do mundo.

Como o Programa Nacional de Alimentação Escolar funciona atualmente?

Atualmente funciona com a transferência de verbas do Governo Federal e entidades executoras, para que possa garantir o direito de merenda escolar a todos os estudantes e suprir pelo menos 15% da necessidade de nutrientes para os alunos.

Qual o valor que cada instituição recebe do programa Programa Nacional de Alimentação Escolar para a merenda escolar?

O valor que cada instituição recebe baseia-se na quantidade de alunos que estão matriculados, sendo 0,50 para os da pré-escola, 0,30 para alunos do fundamental e médio, 0,60 para localidades indígenas e 1,00 para alunos de tempo integral o valor a para cada aluno que estuda se uma escola de uma localidade indígena tem 100 alunos o valor seria 100×0,60= 60,00 diários ou 1,800 mensal.

Por qual ocorrido passou o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 1994?

Em 1994 o programa PNAE passou par um processo de descentralização que acabou em 1998, os recursos foram transferidos para jurisdições locais ou melhor dizendo os estados e municípios que ficaram responsável pela merenda escolar e a avaliação fiscal do programa é do Governo Federal.

Como é visto o Programa Nacional de Alimentação Escolar pelos Direitos Humanos?

O PNAE que foi criado inicialmente como uma forma de assistência atualmente é reconhecido pelo Direitos Humanos como inteiramente pautado para realizar uma alimentação adequada devido ao programa fornecer uma alimentação adequada nos 200 dias letivos dos alunos.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes