Mestrado. Como surgiu o termo Stricto Sensu, mestrado em outro país e mais

Perguntas e respostas sobre o que é Mestrado? Como surgiu o termo Stricto Sensu? Como são os cursos Stricto Sensu em outros países? É possível fazer mestrado em outro país?

Página Inicial

O que é Mestrado?

Mestrado – também conhecido como Stricto Sensu – é o título concedido por instituições de ensino superior. Seu nível acadêmico está entre graduação e doutorado. Tem duração de dois anos e a pesquisa realizada pode vir acompanhada de auxílio.

Como surgiu o termo Stricto Sensu?

Stricto Sensu é uma expressão em latim que significa “sentido específico”, na intenção de oposição a “sentido amplo”. Stricto Sensu é um termo utilizado em universidades brasileiras – assim como Lato Sensu (pós-graduação) -, porém não tão comum quanto mestrado, doutorado ou pós-graduação.

Como são os cursos Stricto Sensu em outros países?

A expressão Stricto Sensu é utilizada exclusivamente no Brasil. Em outros países como Estados Unidos, países da América do Sul, ou outros continentes, como Europa e Ásia. Na Europa o tempo para conseguir um mestrado é o mesmo, 5 anos de graduação e depois 2 anos de mestrado, segundo a declaração de Bolonha.

Como funciona o mestrado?

O mestrado é um aprofundamento de um assunto da graduação. Para se formar no curso é preciso cumprir uma carga horária e realizar a dissertação, relacionada ao resultado do projeto. Ao entregar a dissertação, o mestrando precisa defender sua tese diante de uma banca examinadora que lhe dará a avaliação do seu projeto, para receber ou não o título de mestre. O mestrando deve ser acompanhado por um orientador, que o introduz em algum grupo de pesquisa pertencente à faculdade e o orienta nas suas atividades (aulas, leituras, disciplinas e escrita da dissertação).

Quais as oportunidades de trabalho com mestrado?

Com o título de mestre se abre uma gama de opções no mercado de trabalho. Na área acadêmica, por exemplo, é possível ser professor de faculdade, apesar de a maioria dos professores ter doutorado, já que o mestrado é apenas requisito mínimo. Em empresas tecnológicas ou de produção, os setores de administração, gestão, análise e estratégia tem uma crescente no número de mestres em alguma área de conhecimento. O mestrado além de possibilitar uma ascensão profissional também valoriza o salário, já que o profissional tem mais conhecimento da área em que trabalha.

É possível fazer mestrado em outro país?

Sim, é possível. Várias universidades federais do Brasil oferecem programas próprios de mestrado e doutorado sanduíche para diversos cursos, através de transferência de faculdade. Existem programas como o Ciências sem Fronteiras que a nível federal abrange estudantes de variados cursos para mestrado sanduíche.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes