Ministério da Educação. Áreas de atuação, órgãos e secretarias

Perguntas e respostas sobre o Ministério da Educação. Quais são as áreas que estão ligadas diretamente com o Ministério da Educação? Órgãos e secretarias vinculadas.

Página Inicial

O que é o Ministério da Educação?

O Ministério da Educação pode ser caracterizado como um órgão da administração federal direta e tem como responsabilidade cuidar da política nacional de educação em geral. Sendo que suas principais competências estão relacionadas ao ensino fundamental, médio e superior; além da educação de jovens e adultos; informação e pesquisa educacional; pesquisa e extensão universitária e por último o magistério.

Qual a função do Ministério da Educação?

Conhecido como MEC, o Ministério da Educação tem como função administrar toda a educação do país criando, em conjunto com o Governo Federal, oportunidades de promover a educação a todas as pessoas e, inclusive, a formação profissional. O MEC é um dos principais responsáveis pela aplicação das provas do Prouni e Enem, além de realizar avaliações constantes em entidades de estudo como universidades e faculdades, validando e reconhecendo possíveis os cursos de graduação, pós-graduação e de níveis distintos.

Quais são os órgãos vinculados com o Ministério da Educação?

Está vinculado ao MEC o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação); INEP (o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira); a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); o CNE (Conselho Nacional de Educação); o IBC (Instituto Benjamin Constant); o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos); a Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco); a CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) e o Colégio Pedro II.

Quais as secretárias que são de competência do Ministério da Educação?

São a SE (Secretaria Executiva); a Sesu (Secretaria de Educação Superior); a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica); a SEB (Secretaria de Educação Básica); a Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão); a Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) e a Sase (Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino).

Quais são as áreas que estão ligadas diretamente com o Ministério da Educação?

As áreas ligadas ao Ministério da Educação envolvem a educação especial, a educação superior, a educação profissional e tecnológica, além da educação infantil, da educação a distância, da educação do campo, da educação indígena e, por último, a educação ambiental.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes