Módulo de segurança Caixa, Santander e outros bancos

Perguntas e respostas sobre o módulo de segurança Caixa, Santander e outros bancos que é usado quando acessamos o banco pela internet. Tire aqui suas dúvidas.

Página Inicial

O que é o módulo de segurança que os bancos usam nos sites?

Um módulo de segurança é um programa de computador desenvolvido por uma instituição financeira, como um banco, para permitir que seus clientes possam acessar suas contas pela internet com mais segurança. Este módulo que geralmente é disponibilizado no site do banco deve ser baixado e instalado no computador do cliente antes de fazer o acesso à sua conta bancária.

A função de programas como este é de impedir que programas maliciosos que estejam instalados em seu computador possam ser executados enquanto você acessa o site do banco, mas é preciso ficar atento, pois os módulos de segurança de cada banco as vezes é específico para certos navegadores apenas.

Como instalar o módulo de segurança da Caixa?

Para usar o Internet Banking da Caixa é necessário instalar o módulo de segurança que eles disponibilizam para seus clientes, além de ser necessário a criação de uma assinatura eletrônica para ser usado na autenticação e identificação da sua conta. Todas essas informações estão disponíveis neste link: http://caixa.gov.br/atendimento/internet-banking/Paginas/default.aspx

Como instalar o módulo de segurança do Santander?

Quem é cliente do Banco Santander e deseja acessar sua conta pela internet deverá observar as instruções deste link do banco, entre na opção Para sua Segurança e lá você encontrará informações sobre:

  • Senha de Internet ou Senha de Acesso
  • Cartão de Segurança On-line
  • Módulo de Proteção
  • Cadastramento de Computadores
  • SMS Token
  • Cadastramento de Favorecidos
  • Certificado de Segurança
  • Criptografia
  • Protocolo SSL
  • Tempo de Conexão limitado
  • Dicas de Segurança
  • Teclado Virtual

Como instalar o módulo de segurança de outros bancos?

Para outros bancos como o Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e outros é necessário acessar o site dessas instituições e seguir as orientações de cada uma. Segue abaixo os seus respectivos sites:

Posso acessar minha conta sem ter instalado este programa de segurança?

Teoricamente o banco não irá permitir que você faça o acesso a sua conta se não tiver instalado. Normalmente quando você tenta realizar o acesso ele irá checar se o módulo está instalado e em atividade, se não estiver o procedimento mais comum é o site não deixar você fazer a autenticação para evitar que seus dados não sejam capturados por algum programa espião que possa ter no seu computador.

E seu eu precisar acessar o banco de computador público onde eu não possa instalar?

Esta é uma prática não recomendada e você não deve acessar sua conta na Caixa, Santander ou qualquer outro banco de um computador público. A razão para isso é que este computador por ser usado por diversas pessoas tem uma chance muito maior de conter vírus e outras pragas virtuais, sem contar que você não sabe se o sistema operacional e outros programas, como navegadores estão atualizados e oferecem um mínimo de segurança.

Acesse banco apenas de um computador pessoal, que esteja atualizado, com módulo de segurança instalado, com antivírus instalado e atualizado.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes