Multas de trânsito Detran. Consulta e pagamento

Perguntas e respostas sobre Multas de trânsito Detran. Consulta e pagamento. O que são multas de trânsito? Qual a variação do valor das multas? Pontuação na carteira? Como se faz pesquisa de multas?

Página Inicial

O que são multas de trânsito?

Multa de trânsito é uma penalidade de natureza pecuniária imposta pelos órgãos de trânsito aos proprietários, condutores, embarcadores e transportadores que descumprirem as regras estabelecidas na norma de trânsito. A multa é um instrumento legal de punição pecuniária, isto é, representada em dinheiro. No caso da multa de trânsito, é uma sanção aplicada pelas autoridades de trânsito como punição a infrações cometidas, como trafegar sem carteira, ultrapassar em lugar proibido, entre várias outras.

Qual a variação do valor das multas?

As multas no Brasil variam em relação ao valor. Por exemplo, o preço das multas pode variar entre R$ 26,60, para algumas infrações menores cometidas por pedestres, até o valor de R$ 957,70, o valor mais alto reservado às infrações mais graves, como por exemplo trafegar sem CNH ou com carteira vencida ou entregar o carro para alguém com CNH vencida dirigir.

Pontuação na carteira?

Além do valor da multa, o motorista autuado também sofrerá punição em pontos na carteira. É importante lembrar que nem todas as multas são emitidas por um mesmo órgão: elas podem ser municipais, estaduais ou federais. A partir de 20 pontos na carteira, o direito de dirigir fica suspenso. No entanto, algumas infrações por si já suspendem o direito, como dirigir sob efeito de entorpecente ou deixar de prestar socorro a vitima de acidente em que o condutor estiver envolvido.

Como se faz pesquisa de multas?

Você pode consultar multas de trânsito através dos sites do Detran de cada estado. Além da placa do carro, podem ser solicitadas outras informações adicionais, como o Renavam do veículo ou o chassi. A consulta é gratuita.

Como e onde pagar multas?

Caso você não recorra da sua multa dentro do prazo de 30 dias, você receberá em sua casa uma nova correspondência com o boleto bancário do pagamento da multa, que deverá ser pago até a data do vencimento. Você também pode imprimir o boleto de uma multa em aberto através do site do Detran do seu estado.

Posso parcelar o valor da multa?

Você também pode verificar junto ao órgão responsável por sua multa se é permitido fazer o parcelamento. Nem todos os órgãos aceitam o parcelamento de multas: na cidade de São Paulo, por exemplo, a Prefeitura aceita parcelamento mas o Detran do estado não aceita.

Como fazer recurso de multa de trânsito?

Caso você discorde da multa que recebeu, você pode recorrer.

Após ser autuado, você recebe em até 60 dias na sua residência uma notificação formal da infração. Esse documento é necessário para defesa de multa, então mantenha sempre seu endereço atualizado com os órgãos de trânsito. Caso você não receba a notificação por motivo de endereço incorreto, sua defesa pode ser invalidada e você pode ter que pagar uma outra multa, já que a atualização do endereço é obrigatória.
Assim que você receber o documento, você deve procurar o órgão responsável por sua multa e retirar um formulário de recurso. Esse órgão pode ser o Detran ou a agência municipal responsável por trânsito. Você deve então preencher o formulário de recurso de multa, explicando com suas palavras e da melhor maneira possível o motivo da multa e por que ela é injusta. O prazo para recorrer a multa é de 30 dias.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes